Energia em Quadra, do Instituto Futebol de Rua, vai oferecer prática esportiva para mil crianças em Maringá

Energia em Quadra é a aposta do Instituto Futebol de Rua em Maringá

O Instituto Futebol de Rua, presente em 22 Estados, chega a Maringá com o Energia em Quadra, em parceria com a Itaipu Foto: Priscilla Fiedler

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Conjunto Habitacional Requião, na zona norte, um dos bairros de Maringá campeões de ocorrências policiais envolvendo jovens, foi o escolhido para o lançamento do projeto Energia em Quadra, do Instituto Futebol de Rua, que deverá envolver cerca de mil crianças e pré-adolescentes em atividades diversas, englobando práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais voltadas para a formação de valores.

 

O lançamento será às 16 horas desta quarta-feira, na Escola Municipal Ângela Vergínia Borin, com a presença de representantes do Instituto Futebol de Rua, autoridades locais e do diretor brasileira da Itaipu Binacional, Enio Verri. Itaipu será o principal parceiro do Energia em Quadra.

 

Outro apoiador do projeto é o vereador Mário Verri (PT), ex-secretário municipal de Esportes e sempre envolvido com projetos esportivos, como é o caso do voleibol masculino e feminino da Amavôlei, que atualmente disputa a Superliga Brasileira de Vôlei, ao lado das maiores equipes do voleibol brasileiro. Ele é o responsável pela vinda do Energia em Quadra para Maringá.

 

Segundo o coordenador do Instituto Futebol de Rua, Eber Dartora, serão 10 núcleos de atendimento a crianças e pré-adolescentes pelo projeto, totalizando inicialmente mil participantes no contraturno escolar, de 7 a 13 anos de idade. “Energia em Quadra propõe uma abordagem educativa fundamentada no potencial do esporte para o desenvolvimento humano. As atividades serão conduzidas conforme a metodologia exclusiva do Instituto, englobando práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais”.

Além da prática esportiva, a metodologia privilegia atividades pedagógicas, lúdicas e culturais voltadas para a formação de valores Foto: PMC

 

Desde o início deste ano, Mario Verri vem recebendo equipes técnicas do Futebol de Rua, que visitaram Maringá para conhecer espaços que possuam infraestrutura para a realização do projeto. “Também tivemos um importante apoio da Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias da Educação e de Esportes e Lazer. Tenho certeza que o futebol vai impactar positivamente a vida de meninos e meninas de Maringá graças a este maravilhoso projeto”, diz Mário Verri.

 

42 mil crianças fazendo golaços há quase 20 anos

 

“Queremos dar novas oportunidades para crianças e adolescentes que nem sempre possuem estrutura financeira e familiar para alcançar seus sonhos. Criamos um projeto que, através do esporte, desenvolve habilidades e ao mesmo tempo constrói o senso de respeito ao próximo e de cidadania. Nossos projetos oferecem acompanhamento pedagógico e atividades que o preparam para a vida pessoal e profissional”, explica o fundador do Instituto Futebol de Rua, Alceu Natal Neto.

 

Há 18 anos, o Instituto Futebol de Rua vem promovendo a transformação social por meio do esporte educacional. Como uma organização sem fins lucrativos, já beneficiou mais de 42 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atuando em todas as regiões do Brasil.

 

Com sede em Curitiba e João Pessoa (PB), atualmente opera 123 núcleos em 90 cidades e 22 Estados, atendendo cerca de 10 mil meninos e meninas, com idades entre 8 e 17 anos. Fundado em 2006, o Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos que utiliza o esporte, a educação, a cultura e a tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O vereador Mário Verri, idealizador do projeto, exibe para diretor do Instituto Futebol de Rua e o irmão Enio Verri suas habilidades com bola no pé Foto: Assessoria

 

Veja também

Cerveja artesanal vai poder ser comercializada nas feiras de Maringá

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile