Enio Verri diz que Itaipu quer ser parceira das prefeituras do Paraná

itaipu na amusep

Presidente de Itaipu, Enio Verri, reunido com prefeitos da Amusep Foto: Pamela Maria

Os municípios da região de Maringá devem definir suas demandas, se organizar em consórcio e apresentar os projetos junto à Itaipu Binacional e assim conseguir parceria para solucionar muitas de suas necessidades. Foi para explicar isto aos prefeitos que o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, esteve em Maringá nesta sexta-feira, 23. Segundo ele, a binacional está buscando uma participação maior na vida dos municípios paranaenses, investindo em projetos que melhorem a renda e a qualidade de vida da população.

Na reunião da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Enio Verri apresentou as oportunidades de captação de recursos para investimentos em obras e para promover ações sociambientais na região.

Segundo Verri, 50 anos após entrar em operação, em 1973, a Itaipu está vivendo uma nova fase em sua história, aumentando sua participação na vida dos paranaenses de todo o Estado, levando desde apoio aos produtores rurais, com a conservação de estradas e construção de terraços, até o setor cultural com as carretas da Expedição do Conhecimento, com destaque para a sustentabilidade, meio ambiente e turismo.

Nessa nova fase, os prefeitos não precisaram ir pedir apoio da empresa que tem a segunda maior usina hidrelétrica do mundo e que responde por 9% da energia que abastece o Brasil. O presidente é quem está indo aos prefeitos, junto com outros diretores, para mostrar o que a usina pode fazer. Em Maringá, Enio Verri esteve acompanhado pelo diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico de Itaipu, Eduardo Miranda, o Pinta, e por Claudemir Batista de Souza, da Diretoria Administrativa.

O presidente brasileiro da binacional explicou aos prefeitos que os recursos não serão liberados diretamente para as prefeituras, mas sim por meio dos consórcios de municípios que existem nas associações de prefeituras, como a Amusep

Enio Verri disse que a Itaipu Binacional tem interesse em políticas que possam gerar renda e melhorar a qualidade de vida nas cidades por meio de trabalhos desenvolvidos com as prefeituras.

Entre os serviços oferecidos por Itaipu em parceria com as prefeituras estão planos de saneamento e gestão de resíduos sólidos ou recicláveis; mapeamento de áreas para prospecção energética (biomassa animal, florestal, hídrica, etc); assessoria na construção e formatação de cursos voltados à sustentabilidade; sistematização da coleta de dados a campo e outros.

 

Municipios preparados para a parceria com Itaipu

Falando em nome dos prefeitos da região, o presidente da Amusep, Rogério Aparecido Bernardo (PSD), elogiou a abertura que Itaipu Binancional está promovendo ao se aproximar dos municípios para oferecer seu apoio. “Itaipu oferece justamente o que os municípios precisam e não está pedindo nada em troca”.

Segundo Bernardo, todos os prefeitos da região já têm suas demandas para apresentar à binancional e já estão com seus projetos prontos. “Os projetos de todos os municípios serão apresentados por meio do Pro-Amusep, o consórcio dos municípios da Amusep”.

Também o prefeito de Marialva, Victor Martini (PP), elogiou a atitude de Enio Verri e da nova mentalidade que comanda Itaipu. “Ganhamos um novo parceiro, um parceiro com recursos para apoiar projetos que os municípios tanto precisam”.

 

Presidente de Itaipu fala com empresários no Codem

Além da reunião com os prefeitos da região de Maringá pela manhã, na Amusep, o ppresidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, se reunião com empresários que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, o Codem, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

Enio Verri fala de Itaipu a empresários no Codem Foto: Divulgação

 

O assunto no Codem foi o crescimento do Paraná. Verri apresentou as possibilidades de captação de recursos e investimentos que a hidrelétrica oferece ao Estado. Ele também aproveitou para anunciar a criação de um novo canal de comunicação ligado diretamente à diretoria-geral. “Assim, poderemos expandir a atuação da usina aos 399 municípios paranaenses. “São benefícios que chegarão para toda a população”, diz ele.

Sair da versão mobile