Ensino superior: Sisu 2024 oferta 9,2 mil vagas no Paraná; UEM tem mais de 650

UEM

Campus sede da UEM, em Maringá (Crédito: Cristiano Martinez)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Porta de entrada em universidades públicas de ensino superior do país, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai abrir inscrições da edição 2024 no próximo dia 22 de janeiro. Em todo o país, são 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior participantes do programa.

No caso do Paraná, entre estaduais e federais, a oferta é de 9.232 vagas. O resultado é a soma das sete instituições públicas de educação superior às de outros estados que têm campus em cidades parananenses.

O número corresponde a 3,5% do total de vagas do programa (264.360), que terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para todo o ano. Os quantitativos de vagas são preliminares e podem mudar até o início das inscrições. Ao todo, Paraná tem seis instituições estaduais, três federais e uma municipal participando do Sisu 2024.

Sozinha, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem 656 oportunidades, distribuídas entre 65 cursos de graduação, ofertados em diferentes turnos e campi – Sede (Maringá), Arenito (Cidade Gaúcha), Cianorte, Goioerê, Umuarama e Vale do Ivaí (Ivaiporã).

Desse total, 628 vagas são destinadas a ampla concorrência, enquanto 28 oportunidades são reservadas a Pessoas com Deficiência (PcD). Os candidatos podem conferir o número de vagas para cada curso em edital publicado pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (PEN), AQUI.

Já a vizinha Universidade Estadual de Londrina (UEL) oferecerá nova oportunidade para os candidatos por meio de 589 vagas abertas para 22 cursos de graduação, disponibilizadas no processo seletivo do Sisu.

Brasil
Em todo o país, são 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior participantes do programa. Em um comparativo entre as entidades com maior número de ofertas para o programa, a lista é liderada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.240 vagas. Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750. Os quantitativos de vagas são preliminares e podem se alterar até o início das inscrições.

Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem o maior número de vagas, com quase 6 mil oportunidades. O segundo lugar ficou com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215; e o terceiro, com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que oferecerá 2.610.

Quanto à oferta do Sisu em instituição de educação superior pública municipal, a única participante do programa é a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, com 86 vagas.

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORVAGAS DO SISU
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)1.710
Universidade Federal do Paraná (UFPR)1.287
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)1.238
Universidade Estadual do Paraná (Unespar)1.117
Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)725
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)841
Universidade Estadual de Maringá (UEM)656
Universidade Estadual de Londrina (UEL)589
Campus Laranjeiras do Sul/Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)375
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)368
Campus Realeza/Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)240
Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama)86

TOTAL9.232
Fonte: Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC

Inscrições
O período de inscrição para o processo seletivo do Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e de forma gratuita (https://acessounico.mec.gov.br/sisu). Podem se inscrever todos que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antes do processo seletivo do Sistema.

Haverá vagas de cursos com o início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão assinados pelas 127 instituições de ensino superior participantes.

Veja como se inscrever:

  1. Faça o cadastro no “Login único” para criar uma conta da plataforma “Gov.br”. Caso já tenha o registro, basta entrar com o CPF e a senha.
  2. De 22 a 25 de janeiro, acesse o site do Sisu e escolha até dois cursos, indicando em qual categoria deseja concorrer.
  3. Até o fim do prazo de inscrição, dá para alterar as opções, de acordo com a nota de corte que vai ser informada diariamente pelo sistema. Depois, é só confirmar a sua escolha.
  4. Aí, é só acompanhar a convocação da 1ª chamada no dia 30 de janeiro.
Arte: MEC

Entenda
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no gov.br.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile