Floriano vai produzir 30 tipos de hortaliça em sua nova horta comunitária

horta comunitária de floriano

Todos os 11 canteiros já estão produzindo alimentos saudáveis e baratos Foto: Rafael Macri

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com 11 canteiros em uma área de 424 metros quadrados, foi entregue nesta terça-feira, 23, a nova horta comunitária do distrito de Floriano, que é a 41ª do município de Maringá e a segunda do distrito. No local serão produzidas cerca de 30 espécies de hortaliças, que vão beneficiar pessoas envolvidas diretamente no projeto, que tanto poderão levar para casa os alimentos produzidos quanto comercializar com a comunidade por valores especiais.

Assim como nas demais hortas comunitárias de Maringá, a de Floriano vai receber todos os meses compostos orgânicos, 20 espécies de mudas de hortaliças e mais de dez tipos de sementes, além do acompanhamento de técnicos.

A entrega da nova horta contou com a presença da secretária de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), Lira Machado, e do vice-prefeito Edson Scabora (PSD), representando a administração municipal, além de técnicos da Setrab. Eles foram recepcionados pelos líderes comunitários locais, entre eles o vereador Belino Bravin (PP), que lutou junto à administração para que Floriano fosse beneficiado com esta segunda horta.

O vereador Belino Bravin recepcionou o vice-prefeito Edson Scabora, a secretária Lira Machado e os técnicos da Setrab para a inauguração da nova horta comunitária do distrito de Floriano Foto: Rafael Macri

“A nova horta comunitária vai facilitar o acesso da comunidade do distrito a alimentos saudáveis e de qualidade, promovendo segurança alimentar e melhora na qualidade de vida das pessoas – tanto para as famílias que compram os produtos quanto para as famílias que obtêm renda com o trabalho nas hortas”, destaca a secretária Lira Machado.

De acordo com o vice-prefeito Edson Scabora, além do fator alimentar, as hortas comunitárias possuem um potencial agregador. “O trabalho das hortas comunitárias é muito significativo, garantindo alimentação saudável e sem uso de agrotóxicos para as famílias. Além disso, transformamos um terreno público em local útil e ativo, que passa a ser compartilhado diariamente pela população, promovendo a integração social”, afirma.

 

Veja também

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile