Cerca de 100 funcionários da prefeitura avançaram a noite desta quinta-feira, 2, em diferentes frentes de serviço para restabelecer a normalidade após o temporal que atingiu a cidade durante a tarde provocando alagações, quedas de árvores e de postes e outros estragos. Pelo menos 15 mil imóveis ficaram sem energia elétrica.
Um dos principais serviços realizados nesta noite tem sido o corte de árvores e galhos que caíram sobre casas, carros e estavam impedindo a passagem de veículos em ruas e avenidas. A retirada das árvores é necessária para que as equipes da Copel possam fazer a recolocação de postes e fios para o restabelecimento no fornecimento de energia elétrica e serviços de telefonia, internet e outros que utilizam os postes da concessionária.
Os servidores das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Defesa Civil, trabalham junto com as equipes do Corpo de Bombeiros e Copel, além da Polícia Militar. Os trabalhos continuam nesta sexta-feira.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as rajadas de vento ultrapassaram os 52 quilômetros por hora na tarde desta quinta. A estimativa de volume de chuva é de 40,8 mm, segundo dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O temporal chegou a causar a interrupção do fornecimento de energia a pelo menos 15 mil imóveis no município.
Em caso de emergências com risco de morte, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura (http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/arborizacao.html).