Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais recebem a partir de segunda-feira, 6, aproximadamente 40 mil alunos no retorno das aulas do ano letivo de 2023. As 116 unidades da rede municipal realizam os últimos preparativos para receber os estudantes. Os professores e equipe pedagógica retornaram durante a última semana, para reuniões e planejamento de atividades para o início das aulas.
A Prefeitura de Maringá intensificou a manutenção com diversas melhorias nos Cmeis e escolas para o retorno das atividades. A Secretaria de Educação realizou serviços de roçada e limpeza em todas as unidades. Além disso, em diversos locais são realizadas melhorias de infraestrutura como obras nos telhados, pintura e troca de piso.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que a gestão municipal prepara diversas novidades para o ano letivo de 2023 na rede municipal. Neste ano, as atividades trabalhadas, conectadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estarão ligadas ao tema ′O meu mundo compõe o nosso mundo′.
“Vamos trabalhar com um processo de ensino-aprendizado permeado por meio das relações sócio-afetivas. Formação de vínculos significativos auxiliam na segurança da criança e isso tem relação direta com o desempenho escolar. Queremos destacar o papel de agente de transformação dos alunos e professores, a partir de cada particularidade, na construção de um presente e futuro ainda melhores”, diz. Nesta terça-feira, 31, a Secretaria de Educação realizou uma recepção aos diretores das unidades para alinhamento do ano letivo.
A gestão municipal seguirá com investimento em metodologias inovadoras e tecnológicas para o ano letivo de 2023. Além dos notebooks, disponibilizados para alunos e professores, a rede municipal conta com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A ferramenta, voltada para alunos e professores do 1º ao 5º ano, instiga o aprendizado por meio de atividades lúdicas e gamificadas.
Horários
O horário de funcionamento dos Cmeis é das 7h às 18h. Nas escolas municipais, as aulas no ensino regular ocorrem das 7h30 às 11h30, no período matutino, e das 13h30 às 17h30, no período vespertino. Para os estudantes da Ampliação da Jornada Escolar (ensino integral), as aulas são das 7h30 às 16h30. Além disso, há atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno em 14 unidades.
Jovens e adultos
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também retornam às atividades escolares na rede municipal de ensino na segunda. São turmas em 13 escolas municipais nos períodos matutino, vespertino e noturno. Apesar da volta às aulas na segunda-feira, as matrículas para a EJA seguem abertas durante todo o ano. “Sempre há a oportunidade de realizar o sonho de aprender a ler e escrever ou conquistar a cidadania com a EJA. Os interessados podem buscar nossas unidades escolares e as equipes vão orientar sobre as turmas e o funcionamento das atividades”, explica a secretária.
Podem se matricular pessoas acima dos 15 anos que ainda não tenham concluído o ensino fundamental do 1º ao 5° ano. Cada etapa tem a duração, em média, de um semestre. No entanto, o tempo pode variar de acordo com o desempenho do aluno. Os interessados podem procurar a escola mais próxima ou entrar em contato pelo telefone (44) 3221-6949.
A unidade analisará a documentação escolar do estudante ou realizará uma atividade para avaliar o nível de aprendizado. Atualmente, as turmas ocorrem em 13 escolas municipais (confira a lista abaixo).
– Escola Municipal Angela Vergínia Borin – (noite)
– Escola Municipal Ulisses Guimarães – (noite)
– Escola Municipal Helenton Borba Cortes – (noite)
– Escola Municipal João Batista Sanches – (noite)
– Escola Municipal Jesuína de Jesus Freitas – (noite)
– Escola Municipal José Darcy de Carvalho – (noite)
– Escola Municipal José Marchesini – (noite)
– Escola Municipal Lídia Ribeiro Dutra da Silva – (noite)
– Escola Municipal Nadyr Maria Alegretti – (noite)
– Escola Municipal Odette Alcântara Rosa – (tarde)
– Escola Municipal Piveni Piassi de Moraes – (manhã)
– Escola Municipal Zuleide Samways Portes – (noite)
– Escola Municipal Mariana Vieira Dias – (noite)
Fonte: O Dia na Cidade