O Instituto Maringaense de Odontologia – Invicto, agora EndoLoft, inicia em março de 2023 mais um curso de Especialização em Endodontia, destinado a cirurgiões-dentistas que procuram melhorar sua técnica e seus conhecimentos, bem como para os que pretendem iniciar nesta especialização, cada vez mais necessária na Odontologia. A grande novidade é que a partir dessa turma os alunos terão todas as atividades, teóricas e práticas, em uma nova estrutura, mais ampla, moderna e com todos os recursos tecnológicos destinados ao tratamento endodôntico de excelência.
O EndoLoft já tem tradição na área, ofertando há 8 anos cursos, capacitações e atendimento ao público na área da Endodontia. O Curso de Especialização é oferecido em 24 módulos mensais e é certificado de pela Faculdade do Centro Oeste Paulista – Facop, com sede em Bauru-SP. O novo endereço do Instituto, a partir de janeiro de 2023, será na Avenida Londrina, 1017, zona 08, Maringá.
De acordo com o odontólogo Fausto Victorino, diretor do Instituto Invicto, professor no Centro Universitário UniCesumar e palestrante em vários eventos sobre Odontologia promovidos pela categoria ou faculdades de Odontologia, a Endodontia vem sendo cada vez mais necessária e essa especialização vai capacitar o cirurgião-dentista para realizar adequadamente o tratamento endodôntico em molares ecasos complexos por meio de técnicas avançadas que propiciam um trabalho eficiente com base científica, permitindo maior qualidade no tratamento. Lembrando que esta especialidade e muito procurada no mercado de trabalho.
Victorino diz que o tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal, é um procedimento realizado no interior dos dentes, nos canais radiculares, quando os mesmos apresentam-se infeccionados, para sua máxima descontaminação seguido de seu preenchimento hermético para impedir a recontaminação ou a sobrevivência de eventuais bactérias residuais, permitindo assim a preservação e manutenção do dente na cavidade bucal.