Viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, “Mizu” é um espetáculo de dança-teatro protagonizado pelos performers Joyce Midori Teruya e Sidnei Puziol (que também assina a direção) e é desenvolvido pelo grupo de pesquisa corporal Núcleo Terreno. O projeto também irá oferecer oficinas sobre os princípios da dança butô.
Essa atração estreia dia 23 de junho no Teatro Barracão, onde também se apresenta nos dias 24 e 25. Depois, encerra a temporada nos dias 29 e 30 de junho no Arena das Artes, sempre com entrada gratuita.
A obra investiga a poética da água e as memórias, mitos e lendas sobre o elemento, tendo como referência o butô, dança de origem japonesa que é objeto de pesquisa e estudo de Puziol desde 2017.
Butô é uma dança que surgiu no período de contracultura do Japão pós-guerra, criada por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno. Em meio à sua multifacetada natureza, o butô busca uma expressão autêntica e orgânica de um corpo que se permite ser atravessado por fluxos, vibrações, imagens e estímulos, tanto internos quanto externos. Originalmente foi chamada de “Ankoku Butoh”, que pode ser traduzida como “dança das trevas”.
É complexo definir esta dança, mas pode-se dizer que em seu cerne ela busca a metamorfose do corpo por meio do movimento. Mesmo após a morte dos criadores, os diversos artistas que participaram e participam desta efervescente manifestação artística continuam desenvolvendo suas próprias abordagens do butô.
Nos últimos anos, Teruya e Puziol tiveram a oportunidade de treinar com alguns grandes nomes dessa dança, como a dançarina japonesa Yumiko Yoshioka, Atsushi Takenouchi e a dupla de dançarinos de butô Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama.
Mizu significa água em japonês
O roteiro cênico de “Mizu”, que significa “água” em japonês, investiga o universo poético e as complexidades da natureza por trás deste elemento. Neste trabalho, a água não é tratada apenas como mera matéria, mas como poética. No espetáculo, este elemento possui significâncias e significados profundos, muitas vezes incorporando vozes, tonalidades e pesos.
O trabalho é composto por quatro atos: “A cosmogonia dos pescadores”, “A tempestade”, “As estações das garças e Ame-No-Uzume” e “Purificação e Recomeço”. Cada ato explora mitos, lendas, imagens e sensações vinculadas à água e sua poética cíclica, como a chuva, as divindades da tempestade e da criação e as garças sobre a água. Os performers buscam corporificar e metamorfosear estas imagens por meio do trabalho corporal e da dança butô, encontrando a beleza do silêncio, do grotesco, da lentidão e tudo aquilo que se esconde nas profundezas da imaginação.
Oficina “Raízes da Dança Butô”
“Nosso projeto também buscar ver a natureza como ela é, especialmente diante das atuais crises climáticas que estamos vivendo. Nossa dança é movimentada pela poética da natureza e, ao pesquisar sobre o elemento água, vemos que ela não é apenas um elemento calmo simbolizando a vida e a pureza, mas também é devastadora e nos faz pensar na conscientização ambiental”, explica Teruya.
“Esperamos que, por meio da vivência dessa linguagem artística, possamos despertar um interesse por um ‘cultivo pessoal’ e pela metamorfose do corpo na cena cultural maringaense, que também é uma das nossas propostas nas oficinas que serão ministradas”, diz Puziol. As duas turmas da oficina “Raízes da Dança Butô” acontecem nos dias 22 e 29 de junho, respectivamente no Teatro Barracão e Arenas das Artes.
O objetivo é explorar a poética da água no corpo, que foi a base da criação para o espetáculo. “E se, nós humanos, pudéssemos aprender a ver as coisas pela perspectiva de um animal? Um inseto? Pela perspectiva das ondas ou de uma divindade do trovão? O butô pode servir como uma porta de entrada criativa para essas descobertas que acontecem dentro do nosso corpo”.
A oficina é aberta para a comunidade maringaense em geral, tendo experiência em dança e teatro ou não. Qualquer pessoa pode dançar butô.
Ficha Técnica
Concepção: Núcleo Terreno
Direção e Pesquisa: Sidnei Puziol
Codireção e Produção: Joyce Midori Teruya
Performers: Joyce Midori Teruya e Sidnei Puziol
Iluminação: Mateus Moscheta
Sonoplastia: Pedro Henrique Daniel
Figurino: VCamp Ateliê / Vitória Campanari
Maquiagem: Gabriela Santos Belline
Confecção de Adereços Cênicos: Alzira M. Goya Teruya
Design Gráfico: Sidnei Puziol
Fotografia: Renato Domingos
Equipe audiovisual/Teaser: IDX Pro – Felipe Halison e Gabriel Gregório
Assessoria de Imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura – Rachel Coelho
Assessoria de Mídias Digitais: Maringaense Cultural – Fernando Souza
Assistente de Produção: Fernando Souza
Agradecimentos: Arena das Artes, Espaço Solagasta, Elaine Teleken e Wakadaiko.
Serviço
Espetáculo de dança-teatro “Mizu”
Dias 23, 24 e 25 de junho no Teatro Barracão
Dias 29 e 30 de junho no Arena das Artes
Sempre às 20h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 16 anos.
Duração: 50 min.
Oficina gratuita “Raízes da Dança Butô”, com Sidnei Puziol e Joyce Midori Teruya
Turma 1: Dia 22 de junho no Teatro Barracão das 14h às 17h
Turma 2: Dia 29 de junho no Arenas das Artes das 9h às 12h
Inscrições pelo link: https://forms.gle/pxFxpMeop6CXntzbA
Mais informações no instagram @nucleoterreno
Para saber mais sobre os trabalhos do Núcleo Terreno visite o site:
https://nucleoterreno.wixsite.com/terreno
Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n° 11200/2020
Prêmio Aniceto Matti
Com informações de assessoria