Morre uma Estrela; Espetáculo remoto conta a história de ‘Babalu’

A história é promovida pelo curso de Licenciatura em Teatro da UEM; garanta seu ingresso antecipadamente

Morre uma Estrela; Espetáculo remoto conta a história de 'Babalu'

Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A arte é muito importante na sociedade, um reflexo de como vivemos e agimos, muito importante também para o contexto educacional e já é possível ter contato com a música, teatro, artes plásticas e muito mais. Nesta sexta-feira,9, alunos da Universidade Estadual de Maringá apresentarão o espetáculo remoto “Morre uma Estrela”, promovido pela graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM. Como as vagas para a plateia virtual são limitadas, é preciso garantir gratuitamente o ingresso por meio deste link. A peça será encenada de forma on-line na próxima sexta-feira (9), a partir das 20h30.

Segundo o professor e coordenador André Anelli, o espetáculo “Morre uma Estrela” é o resultado do curso de extensão “Criação de Personagens a partir de Jogos Teatrais”, do projeto de extensão “Artes do Corpo e do Movimento”

“A ideia do espetáculo surgiu após ter acontecido um primeiro módulo no ano passado onde o foco era apenas criar personagens. Neste semestre, decidimos ir além, pensamos então em aprofundar o processo, ou seja, para além da criação de personagens vamos inserir eles em um espetáculo. Importante mencionar que o espetáculo é de autoria do grupo que, a partir de jogos teatrais remotos, criaram o texto”, explica.

O curso foi ministrado por acadêmicos e acadêmicas da licenciatura em Teatro para a comunidade externa da UEM, que integra o elenco desse experimento cênico instigante e provocativo. Afinal, quem matou ou mandou matar a protagonista Babalu?

Um dos diretores do projeto Victor Lovato, conta que o público pode esperar várias surpresas e que o espetáculo vai puxar de vez a atenção até o final. “O público pode esperar várias surpresas! ”Morre Uma Estrela” é um espetáculo construído com base em séries e filmes de investigação policial de forma cômica e caricata. No enredo, a celebridade internacional Babalu, dá uma festa em sua mansão e é assassinada quando acontece um apagão durante a noite. Os convidados viram suspeitos, visto que todos já tiveram algum problema pessoal com ela. O que acontece então é a investigação, onde convidamos o público a descobrir quem matou Babalu e por que. Durante o processo trabalhamos muito com os estereótipos do que acontece no show business. Já que é um espetáculo de comédia, decidimos brincar com o título do filme”, diz.

Victor ainda ressalta que esse novo jeito de viver foi dificultoso no começo, mas eles precisaram se reestruturar e aprender a lidar com as novas formas de vivência e assim realizar o espetáculo com a melhor qualidade. A primeira dificuldade é como lidar com uma plataforma nova, onde o contato físico é impossível. Creio que o grupo num geral tem mais experiência com processos bem coletivos. Mas levando em conta o momento delicado em que estamos vivendo, creio que conseguimos nos adaptar bem. Experimentamos com vários exercícios remotos de improvisação no primeiro momento de criação, aonde foram definidas as características de personalidade, voz e corporeidades das personagens. Na segunda etapa, trabalhamos com cada um de forma mais individual para a limpeza de cenas”, conta.

O texto, é organizado pelo Gustavo Gava, um dos seis criadores do projeto que partiu completamente de improvisações feitas em aula. O ponto mais positivo é que nesse processo, os alunos puderam ter contato com artistas de outras cidades e estados e se a oficina fosse presencial, isso provavelmente não aconteceria.

Até o momento, cerca de 120 pessoas já adquiriram o ingresso, muito mais do que o grupo imaginava. O processo é novo para todos. “Esperamos muitos que todos gostem e se divirtam”. O espetáculo será exibido pela plataforma Zoom.

Saiba +

Espetáculo Online: “Morre uma Estrela”;
Ingressos gratuitos Limitados: Por meio do Link;
Horário: 20h30;

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile