Estátua de dom Jaime será instalada ao lado da catedral que ele idealizou e construiu

estátua de dom jaime

Dom Jaime foi o fundador de algumas das mais importantes obras sociais de Maringá e região Foto/divulgação: Arquidiocese de Maringá

No próximo dia 25, uma segunda-feira, às 15 horas, finalmente o primeiro bispo e arcebispo de Maringá, dom Jaime Luiz Coelho será homenageado na cidade onde ele é considerado uma das pessoas mais importantes. Uma estátua de bronze feita pelo artista plástico Edgar Duvivier será instalada na Praça da Catedral, ao lado da basílica de formato único que ele imaginou e construiu.

 

Minha Página AMP

A homenagem, custeada pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, acontece 11 anos após a morte de dom Jaime, aos 97 anos.

 

A estátua de bronze foi anunciada há quase 10 anos e na época chegou a ser encomendada ao advogado, músico, escultor, pintor e ilustrador Edgar Duvivier, ex-marido da cantora Olívia Bington e pai do escritor, ator e humorista Gregório Duvivier.

 

Duvivier já fez muitas estátuas de pessoas famosas que estão expostas em vários países, como a de José Saramago, em Portugal, a da escritora Clarice Lispector, no Leme, Rio de Janeiro, . No Brasil, uma obra bastante famosa do escultor é a estátua em tamanho real da vereadora Marielle Franco, que foi assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro.

O artista Edgar Duvivier esculpindo a estátua da escritora Clarice Lispector, que está na Praia do Leme, no Rio de Janeiro Foto: Divulgação

A estátua de dom Jaime também vai mostrar o bispo maringaense em tamanho natural.

 

O prefeito Ulisses Maia (PSD) está convidando a população para participar da inauguração da estátua, lembrando que dom Jaime é uma das pessoas mais importantes da história de Maringá, sendo o fundador de várias entidades assistenciais e outras obras de cunho social.

 

Desde a morte de dom Jaime, em 2013, foram feitas algumas homenagens, como a criação da Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, a mais importante homenagem que a Câmara Municipal de Maringá presta a alguém de destaque na comunidade, e uma exposição de objetos que pertenceram ao bispo ou tiveram alguma relação com ele. Também se discute a possibilidade de dar o nome de dom Jaime a alguma ruas avenidas que passe pela área central.

 

 

Veja também

Sair da versão mobile