Eurogarden Maringá conquista pré-certificação WELL e valoriza as pessoas

O bairro garantirá conceitos como eficiência, diminuição dos impactos socioambientais, economia, qualidade de vida, saúde e bem-estar

eurogarden maringá conquista pré-certificação WELL

Imagem do projeto do Centro de Experimentação, que deverá ser um dos principais ambientes do bairro sustentável Reprodução

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Dirceu Herrero

 

Maringá é privilegiada por ter sido planejada, e fundada em 1947, com base nas cidades- jardim europeias. Ao longo das décadas, as administrações municipais e a sociedade civil organizada se preocuparam em manter as características do traçado inicial. Os prêmios conquistados como a melhor cidade para viver, em 2017, 2018 e 2020, têm muito a ver com este DNA. O Eurogarden, o mais novo bairro de Maringá, mostra que o que está bom pode ficar ainda melhor.

A história do Eurogarden começou quando a Argus Empreendimentos Imobiliários comprou uma área adjacente ao antigo aeroporto de Maringá, com 583 mil metros quadrados. Disposta a conceber um projeto de vanguarda, a empresa contratou o escritório francês Archi 5, responsável pelo plano diretor do distrito de Nya Årstafältet, em Estocolmo; e pela Bienal de Artes Decorativas de Paris e Estádio de Niort, ambos na França.

O Archi 5 criou o conceito do Eurogarden, com prédios sustentáveis e interligados, com fachadas ativas, conforto térmico e ruas exclusivas para pedestres e bulevares. Assim, o bairro adota o conceito “Easy Life”, que valoriza a caminhabilidade, já que as pessoas podem morar, trabalhar e consumir sem percorrer grandes distâncias. Ou seja, sem precisar do uso de carros. Tudo em nome da qualidade de vida.

“Queremos ter uma cidade cada vez mais próspera, abençoada e melhor para todos, e o Eurogarden está contribuindo para reforçar estes atributos”, enfatiza Jefferson Nogaroli, idealizador do Eurogarden e CEO da Argus.

 

Certificações internacionais

A Argus contratou a Petinelli, consultoria de engenharia e sustentabilidade que assessora o Eurogarden na implantação das premissas para obtenção das certificações LEED e WELL. Este mês, o bairro tornou-se o primeiro da América Latina a ser pré-certificado WELL, que valoriza a qualidade de vida, saúde, os espaços verdes, a qualidade do ar e da água e o incentivo à alimentação natural.

A Certificação LEED prevê a gestão integrada de águas (jardins de chuva), resíduos, prevenção de recursos naturais, lixeira seletiva, lixeiras subterrâneas coletivas, entre outras premissas. O Masterplan do Eurogarden determina um aumento do recuo dos prédios, o que propicia mais espaço para áreas permeáveis e vegetação.

Para o CEO da consultoria, Guido Petinelli, o Eurogarden é uma referência no mundo, pois está trilhando um caminho que ninguém percorreu antes. Ele lembra que, quando conquistar as duas certificações, o bairro garantirá conceitos como eficiência, diminuição dos impactos socioambientais, economia, qualidade de vida, saúde e bem-estar.

“Este projeto mostra que não é preciso escolher entre o bem-estar do planeta e o bem-estar das pessoas. Estamos falando em conforto e qualidade de vida e também de como fazer isso utilizando os recursos naturais de maneira inteligente e com eficiência”. Para o especialista, o Eurogarden é um exemplo de que todo empreendimento pode ser sustentável, eficiente e entregar os melhores padrões de qualidade de vida do mundo aqui no Brasil e em uma cidade do interior.

 

Infraestrutura

A Argus buscou parcerias com profissionais e empresas inovadoras parapreparar a infraestrutura do bairro. Conhecido por utilizar conceitos de sustentabilidade, meio ambiente e qualidade de vida, o paisagista Sergio Santanacriou os jardins e praças do Eurogarden. Eles priorizam o bem-estar das pessoas e a integração entre os futuros prédios e espaços públicos, como praças e alamedas.

Algumas áreas já estão abertas à visitação pública e recebe muitas pessoas nos finais de semana Foto: Divulgação

O paisagismo será uma extensão da arquitetura moderna que está sendo elaborada visando a manutenção do equilíbrio do ecossistema. O concreto e o verde em harmonia. Obairro estimula o uso do pedal e já conta com 2 km de ciclovias com unidades do “bike stop”, espaços onde as pessoas podem fazer, gratuitamente, a manutenção de suas bicicletas.

Dentro do conceito de mobilidade sustentável, o Eurogarden terá pontos de recarga para carros elétricos e promoverá campanhas de conscientização sobre os benefícios à saúde proporcionados pelo uso do transporte público e divulgação dos subsídios existentes como passe para estudantes, idosos e de deficientes, entre outros.

Dentro do seu compromisso com o bem-estar e a sustentabilidade, o Eurogarden promoverá campanhas constantes no App e Site do Bairro, no Instagram e Facebook, e haverá totens de comunicação para pedestres, e cartazes nos comércios, no Hospital da Criança e escolas.

Entre as campanhas, estão previstos o incentivo à hidratação, cuidados com a saúde, trânsito responsável, consumo de alimentos saudáveis, doação de sangue, arrecadação de alimentos e, no frio, cobertores e roupas; caminhadas e uso de veículos sustentáveis como bicicletas e carros elétricos.

O uso de energia fotovoltaica é outro diferencial. O bairro conta com uma usina, que começou a operar em fevereiro deste ano com potência de 342,000 kWpe produção anual de aproximadamente 492480 kWp (1440 kWh/kWp). Com a transformação da energia solar em eletricidade convencional, a produção beneficia o Eurogarden e diversas empresas ligadas ao grupo que controla a Argus, reduzindo as emissões de CO2 no ambiente em, aproximadamente, 344,7 toneladas por ano.

 

Construções

A primeira fase do Eurogarden terá 179.114 mil metros quadrados, com toda a parte de infraestrutura, avenidas, ciclovias, praças e jardins. Já existe o projeto de uma torre comercial, elaborado pela Aflalo & Gasperine. A promessa é de uso do que há de melhor em tecnologia sustentável do mundo.

O bairro sustentável está sendo implantado em uma área de quase 600 mil metros quadrados onde ficava o antigo aeroporto de Maringá Foto: Divulgação

A previsão é de que o bairro vai abrigar 3 milhões de metros quadrados de construção e cerca de 24 mil pessoas poderão desfrutar de 120.000m2 de muito verde Praças Alamedas floridas Jardins. Essa população, formada por moradores, trabalhadores e visitantes, será maior que a de 320 das 399 cidades do Paraná. Maior que Colorado, Antonina, Engenheiro Beltrão, Tibagi e Morretes, por exemplo.

Além de estar no coração de Maringá, próximo da área central, o Eurogarden está ao lado do futuro Centro Cívico da cidade. Essa área pública vai ocupar cerca de 700 mil m² e já abriga órgãoscomo Justiça do Trabalho,Fórum Eleitoral e Hospital da Criança. O Fórum da cidade está em fase de licitação.

 

Centro de Experimentação

Está sendo construído no Eurogarden o Centro de Experimentação, local que recepcionará parceiros comerciais e clientes interessados na aquisição de imóveis no bairro. A concepção do projeto arquitetônico é da empresa A5 e o paisagístico e de interior é do escritório Gate Archtects, com sede em Milão, na Itália.

O Centro de Experimentação também receberá professores e alunos de cursos nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, e técnicos de Prefeituras e órgãos ligados ao planejamento dos municípios interessados em conhecer e replicar as tecnologias e conceitos presentes no Eurogarden.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile