Maringá oferece mil exames de glaucoma gratuitos neste sábado, 21

exames de glaucoma

O glaucoma é a doença que mais causa cegueira no mundo Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Começou às 9 horas e prossegue até as 17 horas no Espaço Saúde, estacionamento do Hospital Municipal de Maringá, um mutirão que pretende realizar mil exames de glaucoma, visando detectar, prevenir e iniciar tratamento contra a doença que mais causa cegueira no mundo.

O mutirão, que faz parte da programação do Maio Verde, é uma parceria da Associação Paranaense de Oftalmologia (APO) e Prefeitura de Maringá. Além dos exames de glaucoma, estão sendo oferecidos também outros serviços de saúde, como coletas de preventivo, massagens, verificação de peso, pressão e glicemia, orientações para prevenção da dengue e câncer bucal, distribuição de autoteste e orientações sobre outras doenças.

As pessoas precisam apresentar documento com foto e cartão SUS. O atendimento acontece por ordem de chegada. A ação está relacionada ao Maio Verde, campanha de prevenção e combate ao glaucoma. O grupo de risco é formado por pessoas acima de 40 anos, com histórico familiar de glaucoma, pacientes que fazem uso de corticóides, alta miopia e diabéticos.

“O evento vem para agilizar atendimentos e oferecer serviços. Toda população está convidada. A iniciativa colabora para a descentralização de serviços e também da promoção de uma saúde humanizada”, pontua o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

Para levar o maior número de pessoas, a prefeitura e a Empresa de Transportes Coletivos Cidade Canção (TCCC) criaram linhas de ônibus especiais até o local dos exames.

 

Saiba mais sobre o glaucoma

Glaucoma é uma condição ocular que acomete o nervo óptico, cuja saúde e integridade são vitais para uma boa visão. A deterioração do nervo óptico leva a perda progressiva da visão e seu efeito é gradual, que a pessoa pode não perceber alteração na visão, até que a doença esteja em estágio avançado.

Normalmente, a pessoa demora para perceber os sintomas do glaucoma e só procuram o médico quando já perdeu parte da visão Foto: Divulgação

A cegueira por glaucoma é irreversível porque a visão perdida não é recuperada. Mas é evitável com diagnóstico precoce e tratamento contínuo, que podem evitar a perda da visão, mantendo a qualidade de vida do/a paciente1.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a população com prejuízo na visão geralmente apresenta taxas menores de participação na força de trabalho e produtividade e taxas maiores de depressão e ansiedade. No caso de adultos mais velhos, a dificuldade de visão pode contribuir para o isolamento social, dificuldade em caminhar, maior risco de quedas e fraturas, além de maior probabilidade de necessitar de cuidadores precocemente. (com informações do portal Visão em Dia)

 

Outras notícias de Maringá

Maringá poderá ter duas equipes na elite do futebol paranaense

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile