Exposição na Biblioteca Central da UEM mostra fotografias de mãos de pessoas de 0 a 100 anos

T E M P O é o nome do projeto dos arquitetos Ana Cattani e Airton Cattani que será apresentado entre 4 e 15 de março de 2024, na Biblioteca Central da UEM, em Maringá/PR

Captura de tela 2024 02 27 083808

Imagem: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Observando as mãos de pessoas, os arquitetos Ana Cattani e Airton Cattani perceberam como o tempo também pode se manifestar neste detalhe do corpo humano, ao mostrar vidas diferentes, com ritmos e inserções sociais múltiplas, e em etnias e gêneros variados. A partir do outono de 2022 fotografaram centenas de mãos, desde recém-nascidos até pessoas de 100 anos de idade.

O resultado desta pesquisa etnofotográfica é mostrado na exposição fotográfica T E M P O, promovida pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Tanto na exposição quanto em uma publicação de mesmo nome com 224 páginas, as imagens em preto e branco são dispostas cronologicamente e identificadas apenas pelas iniciais e idade dos fotografados. Quando observadas em seu conjunto, as fotografias podem ser vistas como um amplo retrato da diversidade da vida, tornando a exposição sensível, humana e, em uma aparente contradição com o tema, atemporal. O resultado é surpreendente, quer pela simplicidade do tema – apenas imagens de mãos – quer pela profundidade conceitual e emocional propiciada pelo conjunto das fotografias.

A distribuição linear das fotografias procura propiciar ao visitante uma oportunidade de refletir sobre a vida, a situar-se em relação à vida que já passou e a vida que há pela frente, e também a pensar na maneira como nossas mãos também podem nos representar e ser uma das características de nossa personalidade.

“A sequência das 101 fotos apresentadas permite perceber de maneira sutil as mudanças que o tempo produz em nossa pele e em nossa estrutura óssea e muscular”, registra o arquiteto e fotógrafo Airton Cattani, professor titular do Curso de Design da UFRGS, em Porto Alegre.

Imagem: Divulgação

Além das marcas naturais dos anos que passam, outros indícios da passagem do tempo nas mãos podem ser percebidos em detalhes como tatuagens, cicatrizes, marcas acidentais ou intencionais e de trabalho mais ou menos duro. “Estamos felizes com o resultado e queremos compartilhar com o público de Maringá e região”, completa Ana Cattani, que tem entre suas atividades a produção de produtos autorais em papel.

Os autores destacam um dos aspectos tocantes das fotos escolhidas para a capa e contracapa do livro, também mostradas na exposição: enquanto a primeira apresenta a mão de uma criança de um ano de idade, segurada por seus pais, a outra mostra a mão da bisavó desta criança, com seus 99 anos, demonstrando em imagens o encontro simbólico dos extremos da vida.

“A fantasia de congelar o tempo por meio da fotografia produz efeitos curiosos neste livro e na exposição, pois o que se revela é o tempo como movimento e transformação. Afinal, estar vivo é estar submetido ao tempo, ao jogo dos começos e dos fins,” escreve na apresentação a psicanalista Aline Sanches, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. “Mãos carregadas de marcas do tempo, este tempo que nos cativa e que tentamos de alguma forma reter”, registra a artista visual Maristela Salvatori, professora do Instituto de Artes da UFRGS e curadora da exposição que ficará em cartaz na Biblioteca Central da UEM de 4 a 15 de março de 2024.

Imagem: Divulgação

Um encontro com os autores está previsto para o dia 5 de março de 2024, a partir das 18h 30, no Auditório da Biblioteca Central da UEM, quando o público poderá conhecer mais detalhes deste projeto em uma mesa redonda coordenada pela professora Aline Sanches, tendo como debatedor o prof. Murilo Moscheta, ambos do Departamento de Psicologia.

A exposição foi apresentada no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre, entre outubro e dezembro de 2022 e foi finalista do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas 2023 nas categorias curadoria, ações de difusão/inovação e publicação/livro de artista. Em novembro de 2023 a exposição foi apresentada no Centro Cultural da cidade de Bento Gonçalves/RS e entre fevereiro e março na Galeria Gerd Bornhein, em Caxias do Sul/RS.

Um vídeo de cerca de dois minutos – disponível em https://www.marcavisual.com.br/tempo –complementa a exposição, tendo como trilha sonora a música Mad Rush, do compositor americano Philip Glass, interpretada pela musicista Kátia Cesa.

 

Currículos dos autores

Ana Cattani (Sant’Ana do Livramento/RS, 1956) é arquiteta. Após cursos com Claude Jeantet em Paris, passou a desenvolver uma linha de produtos autorais em papel. Além de obras técnicas, é autora de Pontos resistentes (Marcavisual, 2021). Participa do coletivo Laboratório de Práticas, coordenado por Ana Flávia Baldiserotto, em Porto Alegre.

Airton Cattani (Garibaldi/RS, 1955) é arquiteto e professor titular do Curso de Design da UFRGS. Além de obras acadêmicas, é autor de Olhando para cima e para baixo no Wangjing Soho (2021), Uma cidade abstrata a seus (2021), 12 visões do paraíso (2020), Calçadas de Porto Alegre e Beijing (2019), Poema das quatro palavras (2015 – Prêmio Açorianos de projeto gráfico), 40 microcontos experimentais (2011 – Prêmios Jabuti e Açorianos de projeto gráfico) editados pela editora Marcavisual e Olhe por onde você anda: calçadas de Porto Alegre (2007), editado pela Editora da UFRGS.

Contato com os autores: (51) 99352 3736                   Email: airton.cattani@gmail.com

 

SERVIÇO

O QUÊ: Exposição fotográfica T E M P O

PROMOÇÃO:       Departamento de Psicologia da UEM

VISITAÇÃO:          de 4 a 15 de março de 2024

De segundas a sextas-feiras, das 8 às 22 horas;

aos sábados, das 7h 30 às 12h 45

LOCAL:                  Biblioteca Central da UEM
Campus Universitário da UEM – Av. Colombo, 5790 – Bloco P03 – Maringá/PR
Fone: (44) 3011-4480

ENCONTRO COM OS ARTISTAS: dia 5 de março de 2024, à partir das 18h 30

Apresentação: Aline Sanches

Debatedor: Murilo Moscheta

Auditório da Biblioteca Central da UEM

LIVRO:                   O livro pode ser adquirido no site da editora www.marcavisual.com.br/tempo pelo valor de R$ 100,00.

 

Créditos de publicação: Airton Cattani

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile