Todo mês de maio, uma mobilização nacional ganha destaque em diversas cidades do Brasil. O Feirão do Imposto, ação da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), liderada no Paraná pela Faciap Jovem (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná – Conselho Jovem Empresários), chega à edição de 2025 com o objetivo de conscientizar a população sobre os altos impostos pagos no consumo diário e a importância da Reforma Tributária no país.
Em Maringá, a iniciativa é do Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá (Copejem) para atingir a população de diferentes maneiras. Além da venda de produtos sem imposto, como chope, cerveja, hambúrguer, sorvete, roupas e combustível, a programação contará com ações estratégicas ao longo de maio.
Entre elas, estão a participação na Expoingá, a exibição de um vídeo informativo nos cinemas da rede Cineflix, uma ação especial durante a 5ª Corrida “Bestway Mundo Melhor”, além da aproximação com o poder público com uma reunião que foi realizada na semana passada, durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Maringá a convite da vereadora e presidente da Casa, Majô Capdeboscq (PP). Também estão em andamento parcerias com o Maringá FC e a instalação de um Impostômetro em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
“Quando conseguimos mostrar de forma tangível quanto o consumidor paga de imposto no seu dia a dia, a conscientização se torna mais efetiva”, afirma Arthur de Toledo Almeida, conselheiro do Copejem.
Desafios e oportunidades
A proposta do Feirão do Imposto vai além da simples conscientização. Almeida ressalta que o projeto é uma forma de estimular o debate sobre a Reforma Tributária no Brasil, especialmente entre jovens e futuros empreendedores. “É fundamental capacitar jovens empresários engajados para essa causa, pois eles não apenas estimulam o debate sobre a alta carga tributária, mas oferecem argumentos para questionarmos a eficiência do gasto público”, explica.
O Feirão do Imposto parte de um movimento contínuo de educação fiscal e cidadania tributária. Com mais de 20 anos de história, o Feirão se consolidou como uma das maiores mobilizações de jovens empresários no Brasil. Em Maringá, a expectativa é que a edição seja mais impactante, com o apoio de empresas locais, do poder público e da sociedade.
Em 2024 o Copejem conquistou premiações relevantes por meio do Feirão de Impostos. Foram três prêmios: o de Maior Conscientização Socioeducacional, Maior Impacto Econômico e o de Movimento Mais Engajado.
Veja também