A pesca de Nossa Senhora Aparecida no ano de 1707, considerada milagrosa de acordo com relatos históricos da tradição católica, foi realizada por Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, pescadores que estavam até então sem sucesso na pesca. Eles lançaram a rede e pescaram, no primeiro momento o corpo da Virgem Maria. Continuando as tentativas, jogaram a rede alguns metros à frente e o que pegaram foi a cabeça da mesma imagem. Após o acontecido espantoso, eles pescaram peixes em abundância temendo até que o barco naufragasse. A partir daí, os pescadores levaram a imagem para casa, colocaram a cabeça ao corpo e vários milagres aconteceram de lá para cá.
Milhares de pessoas participam das celebrações especiais em Maringá, no Santuário de Aparecida do Norte/SP e em todo Brasil nos dias que antecedem o doze de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil para os católicos. Acompanhe uma linda história de fé.
DEVOTA
A professora aposentada de 72 anos, Maria Elisa Mantovani Lazarino, conta que a sua devoção por Nossa Senhora, começou ainda no ventre da mãe. Isso porque na época, seu pai juntamente com o padrinho dela, foram até o Santuário Nacional em Aparecida do Norte/SP, buscar uma imagem da Santa, pois a família já era devota.
Maria Elisa nasceu e a imagem da Santa já se encontrava na casa, quando ela foi diagnosticada com problema grave de refluxo em que necessitava a realização de cirurgia, pois, sentia fortes dores. A professora aposentada conta que na época ainda não existia esse tipo de operação e foi então que a fé da família em Nossa Senhora Aparecida se tornou mais notório após os médicos não darem esperança de sobrevivência à bebê de 8 meses. “Meu pai, minha mãe e minha avó recorreram a Nossa Senhora Aparecida e utilizaram a imagem que eu tenho até hoje fazendo um pedido que se eu vivesse, eles iam deixar meu cabelo crescer e levar em Aparecida do Norte para cortar”.
Quando completou sete anos, Maria Elisa foi levada por seus familiares pela primeira vez em Aparecida para cumprir a promessa e desde então, Nossa Senhora Aparecida se tornou ainda mais presente em suas vidas. Todo ano ela vai ao Santuário agradecer pelas bênçãos recebidas e nos dias que antecede as comemorações especiais, faz a novena e considera a data principal do ano. “Ela é a padroeira, a mãe, ela é tudo para mim”, destaca.
PROGRAMAÇÃO
Paróquias de Nossa Senhora Aparecida de Maringá e Marialva celebram solenidades aos devotos da Padroeira do Brasil do dia 3 ao dia 12 de outubro. Confira programação:
Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Maringá
Pe. Valter Antônio Brandão
Praça Nossa Senhora Aparecida, s/n, Vila Esperança, Maringá
Novena e Solenidade de Nossa Senhora Aparecida
Novena e Santa Missa
03 a 11 de outubro de 2023
segunda a sexta-feira – 20h
sábado – 19h30
domingo – 8h
Solenidade de Nossa Senhora Aparecida
12 de outubro
Santa Missa – 9h
——————————————————————————————————–
Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Mandaguari
Pe. José Francisco da Silva de Sousa Filho,
Av. Amazonas, 320, Centro Bairro, Centro, Mandaguari
Novena e Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida
Novena – 03 a 11 de outubro de 2023
03 a 06 de outubro
19h – Oração do Terço
19h30 – Santa Missa
07 de outubro
8h – Caminhada e gincana com as crianças, concentração em frente à igreja matriz
19h – Oração do Terço
19h30 – Santa Missa
08 de outubro
7h30 – Peregrinação pela vida (não haverá Missa na Matriz e na Capela Santa Rita de Cássia)
18h30 – Oração do Terço
19h – Santa Missa do Ano Jubilar
09 a 11 de outubro
19h – Oração do Terço
19h30 – Santa Missa
Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
12 de outubro
6h – Alvorada com soar dos sinos
9h – Santa Missa solene com bênção das crianças e após haverá carreata com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida
15h – Oração do Santo Terço com a consagração solene de Nossa Senhora Aparecida e bênção do Santíssimo Sacramento
18h – Santa Missa solene com coroação de Nossa Senhora e procissão luminosa
Dom Frei Severino Clasen, OFM
Pe. José Francisco de Souza, SAC