O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), publicitário Fernando Alves dos Santos, será reconduzido para mais um biênio à frente da instituição que atua como elo entre a comunidade civil organizada e as forças de segurança.
A eleição para todos os cargos da diretoria acontece nesta segunda-feira, 14, entre as 16h30 e 18h30, na sede do Conseg, que fica no 1º andar do prédio da Associação Comercial, na esquina das ruas Santos Dumont e Vereador Basilio Sautchuck.
De acordo com o edital, o direito ao voto é restrito aos voluntários cadastrados no Conseg, que precisam morar, trabalhar ou estudar em Maringá, além de ter, no mínimo, 18 anos, plena capacidade civil e boa reputação, conforme as exigências previstas no Estatuto da entidade e no Decreto que regulamentam o processo.
Como apenas uma chapa se inscreveu, a votação será por aclamação. A chapa, composta por membros da atual diretoria e voluntários que já atuam no conselho, será anunciada em breve.
A eleição será acompanhada por uma comissão eleitoral, formada por representantes da diretoria do Conseg e das forças de segurança, incluindo a Polícia Civil e a Polícia Militar, para garantir que o pleito transcorra conforme as normas estabelecidas.
Fernando Alves está no Conseg de Maringá há quase 20 anos na condição de voluntário e assumiu a presidência a primeira vez, há dois anos, com o apoio do coronel Antonio Tadeu Rodrigues (18.02.46 – 30.11.2024), da Reserva da Polícia Militar, que foi um dos idealizadores do Conselho e o presidiu em vários mandatos.

A exemplo do que disse ao assumir a primeira vez, o presidente destaca a responsabilidade que é dirigir um conselho de segurança em uma cidade como Maringá, que tem histórico de participação da sociedade, por meio de suas entidades, nas principais decisões que afetam a vida dos cidadãos. O Conseg de Maringá, fundado há 42 anos, foi o primeiro do Brasil e serviu de modelo para outros que hoje existem em algumas das principais cidades do País.
Veja também