Festa dos Estados e das Nações traz a gastronomia de vários países e regiões brasileiras

O evento é uma das principais fontes de recursos para as entidades, que enfrentaram dificuldades durante a pandemia

O Maringá

Depois de dois anos suspensa por causa da pandemia do novo coronavírus, a Festa dos Estados e das Nações, maior evento gastronômico da região, volta a ser realizada em Maringá e durante 10 dias apresenta pratos típicos dos países e Estados de onde vieram os pioneiros que formaram a população de Maringá. A festa acontece desta sexta-feira, 7, ao dia 16 na praça entre a Prefeitura e a Catedral.

 

A Festa dos Estados e das Nações tem como proposta unir gastronomia, artesanato, cultura, lazer e solidariedade. Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), o tradicional evento está em sua 37ª edição e vai beneficiar 15 entidades assistenciais, que serão responsáveis pelas barracas que servirão os pratos típicos.

 

As entidades assistenciais de Maringá comemoram o retorno da Festa dos Estados e das Nações, pois a venda de comida nas barracas é uma forma de arrecadar para suas obras assistenciais. Algumas instituições enfrentaram sérias dificuldades financeiras durante os dois anos em que a festa não foi realizada, pois perderam uma importante fonte de recursos.

 

“Todo o dinheiro arrecadado com o evento contribui para a ajudar pessoas que precisam de alimentos, roupas e outros itens básicos. Com essa arrecadação, será possível melhorar ainda mais os atendimentos nas entidades assistenciais”, garante a presidente do Provopar, Eliane Maia.

Fátima Costa, administradora do ′Projeto Vida′, destaca a importância do evento para a entidade. “A participação na Festa das Nações é um respiro financeiro para a entidade, que tem como objetivo principal fornecer um atendimento de qualidade a todos os nossos acolhidos. Para que isso possa acontecer, precisamos ter condições financeiras de fornecer esse atendimento”, enfatiza.

 

Além do viés solidário, a Festa dos Estados e das Nações oferece diversas atrações à população, de acordo com a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós. “São 37 anos de história da Festa das Nações. Em todos esses anos, contribuímos com dezenas de entidades assistenciais. A população maringaense sempre comprou a ideia e realmente participa do evento, lotando as barracas de alimentação durante todos os dias e aproveitando a feira de artesanatos. Estamos muito felizes em poder voltar a realizá-la e contribuir com as instituições”, afirma a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós.

 

Na gastronomia, a festa terá bacalhau, batata recheada, cachorro-quente, ′frango capotado′, sonho, diversos tipos de porções, macarrão italiano, eisbein (joelho de porco) com chucrute, pastel, espetinhos, além de culinária árabe, mineira, japonesa, baiana e sorvetes (confira abaixo o cardápio e as instituições responsáveis). O evento também terá uma feira de produtos artesanais produzidos por membros da Associação dos Artesãos de Maringá.

 

A Festa dos Estados e das Nações envolve as secretarias de Assistência Social (SAS), Comunicação (Secom), Cultura (Semuc), Gestão de Pessoas (Segep), Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Saúde, Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Provopar, com o apoio do 4º Batalhão de Polícia Militar e 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

 

 

Entidades beneficiadas

 

Sair da versão mobile