Festival Garagem da Juventude valoriza arte maringaense

Festival Garagem da Juventude valoriza arte maringaense

PARTILHA DE SENTIMENTOS. Ayla Vitorino já ganhou em primeiro lugar três vezes o festival- Foto: Arquivo Pessoal

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com o objetivo de favorecer e enaltecer a criatividade dos jovens maringaenses que compõem e tocam músicas autorais, surgiu o Festival Garagem da Juventude, realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio das Secretarias de Cultura e Juventude e Cidadania. Este ano é a sexta edição do evento, que está com inscrições abertas até o dia 6 de setembro. Podem participar artistas de 15 a 29 anos.

O Festival será online, transmitido pelo canal do Youtube da Prefeitura de Maringá, nos dias 24 e 25 do mês que vem, às 19h. Serão aceitas as primeiras 50 inscrições válidas.

As categorias avaliadas serão originalidade, execução, arranjo, letra e melodia. No momento da inscrição, o artista pode enviar duas canções para apresentar no evento, contudo, somente uma será escolhida. A composição deverá ser interpretada em português, em estilo livre, com duração de até quatro minutos. Se existir mais que um participante na mesma apresentação, é preciso que metade dos jovens tenham a faixa etária solicitada.

Adriano Bacurau é diretor da Secretaria de Juventude e Cidadania e revela que o festival aceita todos os estilos musicais. “O Garagem vem para dar um up nas bandas que estão começando”, diz. Ainda segundo ele, nesta edição, terão novidades, como um workshop sobre carreira musical e o primeiro colocado que ganhará um videoclipe.

Ayla Vitorino é cantora e especialista em registro de marcas e já ganhou em primeiro lugar por três vezes o festival. Em 2016, venceu com a melhor letra e melodia, com a música “Morada”. No ano seguinte, também com a melhor letra e a canção “Ensaio Sobre a Aparência”. Já em 2019, a melhor melodia, com o single “Colisão”.

Para ela, o projeto dá a oportunidade para os artistas apresentarem as próprias músicas. “São canções que a gente escreve muitas vezes expressando sentimentos tão íntimos. Ver isso premiado, é muito gratificante. Todas as vezes em que participei, nunca achei que ganharia algum prêmio, fiz minha inscrição pela vontade de cantar mesmo e de fazer da música esse canal de partilha de sentimentos.

Então, todas as vezes me senti muito feliz em participar e ainda mais feliz e honrada pelos prêmios que recebi. Cada uma das canções premiadas são especiais para mim de alguma maneira. É muito bom saber que essas músicas alcançaram outras pessoas, foram além do que eu imaginei.”

André Santos é integrante da banda General Sky, que já participou do festival duas vezes. Na primeira, ganharam como melhor execução. Nesta edição, ele será um dos apresentadores do evento e dá dicas para quem se inscreve pela primeira vez. “Se jogue, vai lá e curte o momento. É muito bom, se entregue com força mesmo em cima do palco, sem medo de ser feliz”, declara.

OPORTUNIDADES. Banda General Sky que já participou duas vezes do festival- Foto: Arquivo Pessoal

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile