Após três concorridas noites na primeira semana de recitais, o 1º Festival Piano em Cena retoma a programação para mais uma trinca de apresentações no Centro de Ação Cultural (CAC) Márcia Costa (CAC), em Maringá. Sempre às 20h, com entrada gratuita.
A primeira delas será nesta quinta-feira, 8 de agosto. O pianista Cristian Budu abre a programação da segunda semana na Sala Joubert de Carvalho do CAC, com obras da literatura pianística brasileira presentes em seu novo disco “Pianolatria” (2024), abraçando compositores e compositoras como Radamés Gnattali, Clarisse Leite, Camargo Guarnieri, Tia Amélia, Henrique A. de Mesquita e muito mais.
Romeno naturalizado brasileiro, Budu se consagra entre os grandes nomes da música de concerto. A mais honrosa citação que o pianista recebeu veio do próprio Nelson Freire, que, em sua última entrevista disse acreditar que ele viria a ser seu sucessor. É vencedor do renomado Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, conquista considerada pela crítica especializada como a mais importante por parte de um pianista brasileiro dos últimos 30 anos.
Sexta-feira e sábado
Na sexta-feira, 9 de agosto, a programação segue com a pianista Luciana Sayure, em um recital repleto de obras de Chopin e Cyro Pereira, às 20h, na Sala Joubert de Carvalho do CAC.
E, fechando o evento, o pianista Ney Fialkow no sábado, 10, às 20h, na Sala Joubert de Carvalho, em recital com obras de Schumann, Schubert, Debussy e com os especiais Prelúdios (Ciclo II) de Vagner Cunha, que serão apresentados pela primeira vez em Maringá.
Realização do evento
Sentindo carência de eventos de música clássica protagonizados pelo piano em Maringá, três jovens ligados ao meio erudito tomaram a iniciativa de fazer um evento independente como esse: a compositora e produtora Camila de Souza; o compositor, arranjador e produtor Pedro Merendi; e o pianista e concertista Lucas Tomazinho.
“A gente sente muita carência desse tipo de evento na agenda. Sempre tem muita música popular, muito jazz, que é importantíssimo, porque as coisas têm de andar junto. Mas até mesmo pela falta de espaço do piano, não tem esse tipo de programação”, explica Souza, em entrevista à reportagem.
Desse modo, nasceu o Festival Piano em Cena, reunindo pianistas de renome e admirados pelos organizadores. O projeto foi produzido com verba de incentivo à Cultura, Lei Municipal de Maringá n°11200/2020 – Prêmio Aniceto Matti. “Foi essencial. Porque sem ele, não daria para fazer 1% do evento”, diz Souza.
A ideia é fazer mais edições do festival, caso tenha incentivo.
Primeira semana
Em sua primeira semana, o 1º Festival Piano em Cena contou com recitais de Eduardo Monteiro, Alexandre Zamith e Maria Teresa Madeira.
“A gente ficou muito surpreso. Porque o pessoal adere muito. E é muito legal ver que as pessoas estão muito receptivas para esse tipo de programação e ver que a gente também tem espaço para inserir a música clássica na cidade”, avalia Camila de Souza, destacando que existe público para esse tipo de proposta musical. “Só precisa ter programação acessível e oferecer”.
Inclusive, o festival tem o caráter de formação de público, provando que o erudito tem raiz popular e o piano é versátil. “Tem muito estigma que a música clássica é inacessível”, destacando que o objetivo do evento é romper com esse estigma.
Ingressos
A retirada dos ingressos acontecerá no hall da Sala Joubert de Carvalho, no dia do evento, a partir das 19h15. Colabore com a pontualidade e organização do evento e chegue com antecedência para garantir o seu lugar. Sujeito a lotação. Não haverá ingresso antecipado, somente no local.
Serviço
1º Festival Piano em Cena
Recital de Cristian Budu
Quinta-feira, 8
Às 20h
Sala Joubert de Carvalho do Centro de Ação Cultural Márcia Costa – Av. XV de Novembro, 514
Entrada gratuita
***Retirada dos ingressos: a partir das 19h15