Festival Piano em Cena tem mais três noites de apresentações no CAC de Maringá

Serão mais três pianistas para o público de Maringá (Crédito: Reprodução)

Após três concorridas noites na primeira semana de recitais, o 1º Festival Piano em Cena retoma a programação para mais uma trinca de apresentações no Centro de Ação Cultural (CAC) Márcia Costa (CAC), em Maringá. Sempre às 20h, com entrada gratuita.

A primeira delas será nesta quinta-feira, 8 de agosto. O pianista Cristian Budu abre a programação da segunda semana na Sala Joubert de Carvalho do CAC, com obras da literatura pianística brasileira presentes em seu novo disco “Pianolatria” (2024), abraçando compositores e compositoras como Radamés Gnattali, Clarisse Leite, Camargo Guarnieri, Tia Amélia, Henrique A. de Mesquita e muito mais.

Romeno naturalizado brasileiro, Budu se consagra entre os grandes nomes da música de concerto. A mais honrosa citação que o pianista recebeu veio do próprio Nelson Freire, que, em sua última entrevista disse acreditar que ele viria a ser seu sucessor. É vencedor do renomado Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, conquista considerada pela crítica especializada como a mais importante por parte de um pianista brasileiro dos últimos 30 anos.

Sexta-feira e sábado
Na sexta-feira, 9 de agosto, a programação segue com a pianista Luciana Sayure, em um recital repleto de obras de Chopin e Cyro Pereira, às 20h, na Sala Joubert de Carvalho do CAC.

E, fechando o evento, o pianista Ney Fialkow no sábado, 10, às 20h, na Sala Joubert de Carvalho, em recital com obras de Schumann, Schubert, Debussy e com os especiais Prelúdios (Ciclo II) de Vagner Cunha, que serão apresentados pela primeira vez em Maringá.

Pianista Cristian Budu abre segunda semana de apresentações do festival (Crédito: Divulgação)

Realização do evento
Sentindo carência de eventos de música clássica protagonizados pelo piano em Maringá, três jovens ligados ao meio erudito tomaram a iniciativa de fazer um evento independente como esse: a compositora e produtora Camila de Souza; o compositor, arranjador e produtor Pedro Merendi; e o pianista e concertista Lucas Tomazinho.

“A gente sente muita carência desse tipo de evento na agenda. Sempre tem muita música popular, muito jazz, que é importantíssimo, porque as coisas têm de andar junto. Mas até mesmo pela falta de espaço do piano, não tem esse tipo de programação”, explica Souza, em entrevista à reportagem.

Desse modo, nasceu o Festival Piano em Cena, reunindo pianistas de renome e admirados pelos organizadores. O projeto foi produzido com verba de incentivo à Cultura, Lei Municipal de Maringá n°11200/2020 – Prêmio Aniceto Matti. “Foi essencial. Porque sem ele, não daria para fazer 1% do evento”, diz Souza.

A ideia é fazer mais edições do festival, caso tenha incentivo.

Integrantes da organização do festival (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)

Primeira semana
Em sua primeira semana, o 1º Festival Piano em Cena contou com recitais de Eduardo Monteiro, Alexandre Zamith e Maria Teresa Madeira.

“A gente ficou muito surpreso. Porque o pessoal adere muito. E é muito legal ver que as pessoas estão muito receptivas para esse tipo de programação e ver que a gente também tem espaço para inserir a música clássica na cidade”, avalia Camila de Souza, destacando que existe público para esse tipo de proposta musical. “Só precisa ter programação acessível e oferecer”.

Inclusive, o festival tem o caráter de formação de público, provando que o erudito tem raiz popular e o piano é versátil. “Tem muito estigma que a música clássica é inacessível”, destacando que o objetivo do evento é romper com esse estigma.

Maria Teresa Madeira (Crédito: Cristiano Martinez)

Ingressos
A retirada dos ingressos acontecerá no hall da Sala Joubert de Carvalho, no dia do evento, a partir das 19h15. Colabore com a pontualidade e organização do evento e chegue com antecedência para garantir o seu lugar. Sujeito a lotação. Não haverá ingresso antecipado, somente no local.

Crédito: Reprodução

Serviço
1º Festival Piano em Cena
Recital de Cristian Budu
Quinta-feira, 8
Às 20h
Sala Joubert de Carvalho do Centro de Ação Cultural Márcia Costa – Av. XV de Novembro, 514
Entrada gratuita
***Retirada dos ingressos: a partir das 19h15

Sair da versão mobile