Filme maringaense tem participação especial de Persy, dublador de personagens como Gandalf e Joel

Dirigido por Ribamar Nascimento, o longa-metragem “A Cápsula” se passa num mundo pós-apocalíptico em que dois irmãos encontram uma cápsula do tempo. Já o dublador Luiz Carlos Persy (a voz de Gandalf em “O Hobbit”) vive um líder de gangues

Foto 02 DUBLADOR

Em Maringá, Persy (no centro) atuou no filme ‘A Cápsula’ (Crédito: Lírica Aragão)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Quando a produção maringaense “A Cápsula” estrear nos cinemas, muita gente vai reconhecer a voz do ator carioca Luiz Carlos Persy. Pudera, ele é famoso pela dublagem de personagens icônicos como Joel (“The Last of Us”), V (“V de Vingança”), Gandalf (trilogia “O Hobbit”) e Voldemort (franquia “Harry Potter”), entre tantos.

Mas no longa-metragem dirigido por Ribamar Nascimento, Persy está de corpo e alma. Ele encarna o personagem Breu, um possessivo líder de gangues que domina tudo e todos. “A Cápsula” apresenta um cenário pós-apocalíptico, em que dois irmãos, Mariana e Dinho, encontram uma cápsula do tempo que contém objetos pessoais da família Raymond, antigos donos da região onde vivem.

Os protagonistas são vividos pela atriz maringaense Danielli Pasquini (Mariana) e pelo ator mirim Bernardon Hohmann (Dinho), de Curitiba.

“Persy é um ator espetacular e talentosíssimo. Foi um prazer trabalhar com ele e ver como soube dar vida ao personagem com todo o cuidado nas nuances necessárias como havíamos conversado. Enviei o roteiro para ele logo que tivemos a confirmação que o filme estava liberado pela Ancine [Agência Nacional do Cinema], e ele lendo o roteiro, iniciamos as negociações”, conta Nascimento em entrevista a O Maringá.

Para o experiente dublador e ator, a Cidade Canção impressionou pela extraordinária equipe envolvida na produção do filme. “Isso é muito bom de ver”, afirma, também em conversa com a reportagem, destacando que polos como Maringá têm uma qualidade que ultrapassa o conhecido eixo Rio-São Paulo no mercado audiovisual. Inclusive, é a primeira experiência cinematográfica dele no Paraná.

Com larga formação teatral e atuações na TV, Persy teve a oportunidade com Nascimento de se entregar de maneira física e mental, num tipo de representação absolutamente verdadeira para a composição da personagem, “uma quase não-atuação”. “Acho que é o grande presente que me foi dado pelo Ribamar”.

Danielli Pasquini e Bernardo Hohmann no set de “A Cápsula”(Crédito: Lírica Aragão)

Set
À frente de projetos cinematográficos como “Ressurgido” e “Momentos roubados”, o cineasta conta que a nova produção foi rodada majoritariamente em Maringá, ao longo de 18 dias. O set se deu em locais como o subsolo do terminal intermodal, um campo de airsoft, uma sala de reunião na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o restaurante do hotel Golden Ingá etc.

“Algumas das cenas foram rodadas no antigo Hotel Yara na cidade de Bandeirantes, norte do estado do Paraná. No total, o projeto conta com pouco mais de 40 pessoas envolvidas entre equipe e atores, e aproximadamente 25 figurantes”, explica Nascimento.

Além da participação especial de Persy, o elenco conta com Laura Chaves, Benhur Prado, José Paulo de Almeida, Pedro Daniel, todos atores de Maringá; e Chico Hernandes, de Campo Mourão, e Andriano Gouvella, de Londrina.

Irmãos protagonizam narrativa pós-apocalíptica (Crédito: Lírica Aragão)

Fases
Após a realização das filmagens, “A Cápsula” entra na fase de montagem. Será um longa-metragem de aproximadamente 90 minutos. “Depois do primeiro corte aprovado, André Luiz Machado, compositor goiano que hoje reside em Vancouver no Canadá, fará a composição da música sonora original do filme. Após isso, começaremos o processo de tratamento de cor, efeitos visuais, desenho de som e mixagem de áudio para finalmente exibirmos para o público”, explica o diretor.

O lançamento está previsto para final de 2023/início de 2024, com sua primeira exibição na TV Cultura.
O filme foi produzido pelo programa de coinvestimento regional da Ancine através do Edital Prêmio Aniceto Matti Audiovisual 2019. Este é um prêmio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) de Maringá que seleciona projetos em diversas áreas para fomento.

Ribamar Nascimento assina roteiro e direção de “A Cápsula”. Já a direção de fotografia é de Fábio Mascarin; direção de arte de Ana Clara Larávia; produção executiva de Felipe Cosmos e Guilherme Peraro, com produção da Cosmos Filmes.

“‘A Cápsula’ é um momento super importante pra minha carreira, pois além de ser meu primeiro filme comercial, ou seja um degrau importante de aprendizado e realização, é resultado de dez anos de trabalho na cidade buscando realizar cinema por aqui”, avalia Nascimento.

Projetos
Mas o diretor maringaense não para por aí. Ele também está envolvido na continuação de “Ressurgido”, série cujo piloto foi lançado em 2022. “Trabalhando nos episódios subsequentes ao piloto, além de outros projetos de curtas-metragens e longas-metragens que ainda estão meio em segredo, mas logo serão divulgados”, finaliza.

Crédito: Lírica Aragão

Trajetória

Há mais de 10 anos no mercado audiovisual, Ribamar Nascimento é diretor, roteirista e produtor. Roteirizou e dirigiu o longa-metragem “Momentos Roubados” (2014), o curta-piloto “Ressurgido” (2022) e está em produção do longa-metragem “A Cápsula” (produzido através de recursos da Ancine, com lançamento previsto para 2023/2024 pela TV Cultura).

Formado no Mackenzie (SP), foi conselheiro municipal de cultura, fundou e presidiu uma associação de profissionais cinematográficos, leciona cursos na área e tem conhecimento e ligação com os profissionais de audiovisual de sua região, que é uma das mais promissoras do país.

Serviço
Para saber mais sobre o filme “A Cápsula”, acompanhe as redes sociais, por meio dos seguintes perfis: @filme_a_capsula, @cosmosfilmes e @ribadiretor.

********Trecho

Confira trecho em áudio da entrevista com o dublador Persy

Mensagem de Persy para Maringá

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile