O final de ano chegou e várias oportunidades de emprego estão surgindo para as pessoas que estavam aguardando esta época para ingressar no mercado de trabalho ou buscar uma nova recolocação profissional. As comemorações de Natal e Ano Novo contribuem para a economia e a porta de entrada para muitos são as vagas temporárias que aquecem o comércio em geral.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, no mês de setembro deste ano o Brasil gerou mais de 313 mil postos de trabalho, resultado de 1,7 milhões de admissões e de 1,4 milhões de demissões de empregos com carteira assinada, segundo Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). E os cinco grupos que mais geraram empregos foram: serviços, indústria geral, comércio, construção e agricultura.
Segundo o Caged, Maringá possui atualmente 156,6 mil trabalhadores com carteira assinada. Quanto às contratações temporárias, a economista Juliana Franco, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), calcula que serão geradas 250 vagas para o período entre outubro a dezembro de 2021, ou seja, um aumento de 33,7% se comparado ao mesmo período de 2020 que registrou 187 vagas.
A diretora da Agência do Trabalhador, da Secretaria de Emprego, Renda e Agricultura Familiar de Maringá, Clarice Chimirri, nos informou que entre as cidades do interior do Paraná, Maringá está em primeiro lugar na geração de empregos em relação ao acumulado do ano. O segundo lugar ficou para Londrina e a terceira colocação ficou para Cascavel.
De acordo com indicadores de desempenho da agência, no mês de agosto deste ano foram abertas 1.005 vagas de emprego com 1.649 encaminhamentos para entrevistas. Em setembro foram disponibilizadas 1.821 vagas com 2.171 candidatos encaminhados. Já em outubro foram ofertadas 2.141 vagas com 1.932 pessoas selecionadas e encaminhadas para as empresas. Neste ano o mês que registrou a menor quantidade de vagas de emprego foi março, com apenas 472 vagas. Obs: os dados referentes a novembro serão computados somente no fim do mês.
Clarice nos informou que desde janeiro até o dia 31 de outubro foram contabilizadas 10.708 vagas permanentes na Agência do Trabalhador, com 15.815 encaminhamentos. “Para este final de ano estamos com várias vagas de emprego para construção civil, como pintor e pedreiro, e também vagas na área de vendas e diversos cargos para grandes redes de supermercados em Maringá”, revelou.
Para você que está buscando uma vaga temporária, as oportunidades para o comércio em geral são disponibilizadas pelas próprias lojas e são facilmente identificadas por cartazes, com frases como: “Estamos contratando”. Se preferir uma vaga permanente, basta acessar o site https://empregabrasil.mte.gov.br/. Outra opção é baixar o aplicativo Sine Fácil ou então acessar o nosso portal de notícias https://omaringa.com.br/ para saber a lista de vagas disponíveis em Maringá.