Finados 2024: Maringá emite decreto com regras sobre data

A expectativa é que até 130 mil pessoas visitem o local entre o fim deste mês e o Dia de Finados

Maringá começou os preparativos no Cemitério Municipal para receber os visitantes no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. Com o objetivo de organizar o fluxo de pessoas e garantir um ambiente adequado, o município publicou, na quarta-feira (9), o decreto nº 1790/2024, que estabelece prazos para os serviços no local. As escavações e duplicações de sepulturas poderão ser feitas até 25 de outubro, enquanto reformas, revestimentos e pinturas de túmulos devem ser concluídas até 27 de outubro.

Os serviços de limpeza, polimento, colocação de placas, fotos, inscrições e vasos, além de tampões de granito ou mármore, serão permitidos até o dia 31 de outubro. Nos dias 1º e 2 de novembro, essas atividades estarão suspensas, sendo retomadas a partir de 3 de novembro. A limpeza por terceiros, no entanto, só será permitida novamente a partir de 11 de novembro.

No Dia de Finados, o Cemitério Municipal funcionará das 7h às 19h, e a estimativa é que cerca de 130 mil pessoas visitem o local entre o fim de outubro e o feriado. O cemitério conta com aproximadamente 35 mil sepulturas.

Nos dias 1º e 2 de novembro, a entrada de veículos particulares será proibida. O município disponibilizará vans e micro-ônibus para facilitar o deslocamento dentro do cemitério. Além disso, será vetada a entrada de vasos com ornamentações de plástico ou papel impermeável, assim como sacolas e pacotes plásticos, para evitar criadouros do mosquito da dengue.

A coleta de materiais recicláveis, como borras de velas, será realizada após as 19h, nos dias 1º e 2 de novembro, quando o expediente for encerrado.

Quanto ao comércio ambulante, o decreto define que ele será permitido apenas nos dias 1º e 2 de novembro, em locais específicos definidos pela equipe de fiscalização da prefeitura. A venda será proibida em frente ao prédio da administração e dentro do cemitério. Os locais autorizados são:

Sair da versão mobile