Uma das figuras mais respeitadas da TV, do cinema e da música no Brasil, Zezé Motta é atração nesta quarta-feira, 11, no Teatro Calil Haddad, na primeira noite da Festa Literária Internacional de Maringá 2024 (FLIM 2024) – Flim Fora do Centro, que começou hoje e prossegue até domingo, 15.
A eterna Xica da Silva participa às 21 horas do Bate-Papo Um Canto de Luta e Resistência, com os mediadores Salete Gil e Paulinho Schoffen, no Auditório Sertões. Zezé Motta é uma das vozes mais respeitadas na comunidade negra, ela própria uma vítima do racismo no passado.
Com quase 60 anos de carreira e 80 de vida, Zezé Motta avalia que chega, no auge do reconhecimento de seu trabalho e um sucesso no mercado publicitário, que é necessário usar seu prestígio para tocar em alguns assuntos que nem sempre são tratados às claras na sociedade.
A entrada é franca e o bate-papo terá tradução simultânea em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
Fora do Centro
A FLIM deste ano ganhou o nome de Flim Fora do Centro por pela primeira vez estar sendo realizada fora do Eixo Monumental de Maringá, mas encontrou no Teatro Calil Haddad um ambiente preparado para todos os tipos de atividades culturais.
De hoje até domingo a festa literária terá mesas e bate-papos literários, oficinas, contação de histórias, lançamentos literários, encontro de clubes de leitura, palestras, saraus, cineconcerto, shows de teatro, música e muito mais.
Nesta quarta-feira já aconteceram bate-papos, contação de histórias e lançamento do Manual de Redação para o vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, de autoria da professora e linguista Luana de Souza Vitoriano Gonçalves, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Além da presença de Zezé Motta, estava prevista a presença da também atriz e escritora Elisa Lucinda, que participaria de outro bate-papo, mas o programa foi cancelado por motivo de doença.
A abertura oficial, com a presença do prefeito Ulisses Maia (PSD), secretário de Cultura Paulinho Schoffen e outras autoridades acontecerá às 18g30, no Auditório Sertões.