No início deste inverno de 2024, a florada de ipê-roxo tem chamado atenção dos maringaenses na região central da cidade e nos bairros. É tradição em Maringá o colorido na copa das árvores “tocando” o céu, espalhando-se pelas ruas; e no chão também, quando as folhas caem.
Segundo o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), o Handroanthus avellanedae (Bignoniaceae), ou ipê-roxo, é uma espécie com 20-35 m de altura e tronco com 60-80 cm de diâmetro. As folhas são compostas palmadas, 5-folioladas e os folíolos, quase glabros, possuem de 5-13 cm de comprimento por 3-4 cm de largura.
“As flores são reunidas em inflorescências terminais, com coloração roxa e, raramente, branca. Os frutos são vagens que contêm sementes aladas, próprias para a dispersão pelo vento”, diz, o IBF.
Geralmente, o ipê-roxo ocorre naturalmente do Maranhão até o Rio Grande do Sul. É particularmente frequente nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo até o Rio Grande do Sul, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.
A madeira é pesada, dura, difícil de serrar, muito resistente, superfície pouco brilhante, rica em cristais verdes de lapachol, de grande durabilidade mesmo sob condições favoráveis ao apodrecimento.
Já a Escola de Botânica informa que a floração acontece entre maio e agosto, no período mais seco, quando os ventos mais fortes ajudam a dispersar suas sementes. O ipê-roxo pertence à família Bignoniaceae e também é chamado pelos nomes de ipê-bola, piúva, piúna, ipê-preto ou pau-d’arco.
Até 2022, Maringá tinha cerca de 10 mil unidades de ipê-roxo, com florada entre junho e setembro. Além dessa variedade, o município também conta com o ipê-amarelo e o ipê-rosa.
Os ipês perdem as folhas em um determinado período, passando a impressão de que estão secos. Em seguida, ficam repletos de flores. Isso acontece como forma de proteção da árvore para armazenar água e economizar nutrientes para a floração, e posteriormente, para gerar sementes. A florada dos ipês dura em média de uma semana a 10 dias.
Reconhecida como a Cidade Árvore do Mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU), Maringá tem mais de 150 mil árvores.
Abaixo, confira imagens registradas pela reportagem neste sábado, 29 de junho: