Apesar de viver um impasse judicial que pode resultar na perda de seu registro de candidatura e consequente perda do mandato, o vereador Odair de Oliveira Lima, o Odair Fogueteiro (PP), foi o escolhido pelo prefeito Silvio Barros (PP) para ser o líder do governo na Câmara de Maringá.
Outros vereadores do grupo vinham sinalizando interesse pelo status de líder, mas o prefeito levou em conta o conhecimento que tem do trabalho de Fogueteiro como vereador, além de experiência e fidelidade, que em política é o quesito básico.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 6, pelo prefeito e o vereador no Instagram, porém a escolha estava feita há muito tempo e não era segredo.
Odair Fogueteiro volta para a Câmara depois de duas legislaturas, mas esse retorno está ameaçado devido a uma denúncia de nepotismo feita pelo Ministério Público em 2006, que resultou na cassação dos direitos políticos de vários vereadores da mesma legislatura, entre eles Altamir Antonio dos Santos, o Altamir da Lotérica, e Belino Bravin (PP), que na última hora desistiram de disputar a reeleição embora tivessem virtuais chances de ganhar.
Embora o processo cheio de idas e vindas em quase 20 anos de trâmite do processo até que transitasse em julgado, Fogueteiro concorreu graças a uma liminar e foi eleito, porém a 2ª Vara da Fazenda Pública deferiu o pedido do Ministério Público da perda dos direitos políticos do vereador e que ele não fosse diplomado.
Mas, o vereador acabou diplomado, empossado e agora será o líder do prefeito.
“A liderança na Câmara é um papel fundamental para garantir o diálogo, a harmonia e a cooperação entre o Executivo e o Legislativo”, disse o prefeito Silvio Barros a apresentar seu líder. “É por meio desse trabalho conjunto que avançamos nas pautas importantes para o desenvolvimento da nossa cidade e no atendimento às demandas da população”.
Veja também