Folha de São Paulo denuncia aplicação de doses vencidas da vacina Astrazeneca em mais de 1.532 municípios brasileiros

A secretaria da saúde de Maringá esclarece que houve falha na transmissão dos dados e complementa que cerca de 5.590 doses foram aplicadas dentro do prazo de validade descrito nos rótulos das vacinas

Folha de São Paulo denuncia aplicação de doses vencidas da vacina Astrazeneca em mais de 1.532 municípios brasileiros

Foto: divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Em Maringá foram cerca de 3.536 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina Astrazeneca (até o dia 19 de junho), sendo considerada a primeira cidade no ranking de aplicações de vacinas vencidas, acusou a Folha de São Paulo, em publicação no dia 2 de julho.

Segundo a Folha, oito lotes tiveram as datas de vencimento expiradas: 4120Z001, 4120Z004, 4120Z005, CTMAV501, CTMAV505, CTMAV506, CTMAV520 e 4120Z025.

De acordo com informações da secretaria da saúde de Maringá, ocorreu uma falha na transmissão de dados, que acabou modificando as datas de aplicação e transferência das informações no sistema Conect SUS para o ministério da saúde. “A secretaria de saúde já tem os relatórios dessas datas para fornecer esses dados para o Ministério da Saúde fazer uma contraprova necessária, mas nós já entendemos aonde foi o problema”, afirmou Marcos Cordiolli, secretário de inovação, aceleração econômica, turismo e comunicação.

Ainda de acordo com Cordiolli, há eficiência da saúde no tratamento e aplicação das doses, das quais passam por um processo de conferência da validade assim que a nota fiscal é recebida, depois os dados são inseridos no sistema e posteriormente as informações são enviadas para as unidades de saúde para as aplicações.

O levantamento da secretaria da saúde informa que o lote 4120Z005 e CTMAV520 citados na reportagem da Folha, foram aplicados dentro do prazo estabelecido: 4 mil doses do lote 4120Z005 tiveram as doses aplicadas em 24 de janeiro de 2021; 80 doses em 1º de fevereiro e outras 50 doses em 10 de fevereiro. O segundo lote CTMAV520 com 1.460 doses foi aplicado em 27 de março de 2021.

“A população pode ficar tranquila, nenhum maringaense tomou vacina vencida contra covid-19, toda a nossa equipe está trabalhando com todos os cuidados e a carteira de vacina informa dados da aplicação da dose, como o lote e a data de vencimento”, disse o secretário da saúde, Marcelo Puzzi.

O vigilante Denilson da Costa, morador do Jardim Alvorada em Maringá, foi imunizado com a dose da Astrazeneca há 17 dias. “Vim até a secretaria de saúde questionar sobre a informação que recebi no meu celular”, falou. Ele chegou à secretaria com os dois filhos menores de idade e após receber informações da própria secretaria sobre o ocorrido, acabou ficando mais tranquilo. E ressalta “é preciso confiar nessa informação”.

“O Ministério da Saúde respondeu aos nossos e-mails e a correção no sistema será feira”, ressaltou Edilene Pires de Oliveira, diretora da secretaria municipal de saúde de Maringá.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile