O ortopedista José Carlos Dias Toledo, que morreu em 2013, está sendo homenageado com seu nome em uma praça em que ele fez história como fundador da Associação Norte Paranaense de Reabilitação, a ANPR, entidade que há 60 anos é referência em reabilitação. O mesmo terreno em que a ANPR nasceu e funcionou por muitos anos, em frente ao Instituto de Educação, próximo à Catedral e a Câmara de Vereadores, agora tem o nome do médico.
A iniciativa de homenageá-lo é do vereador Sidnei Telles (Avante), foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e nesta semana o Projeto de Lei foi foi sancionado pelo prefeito Ulisses Maia (PSD).
Doutor Toledo, como era conhecido, chegou em Maringá em 1961 e, dois anos mais tarde, em 1963, viu a cidade e a região serem assoladas por um surto de poliomielite que deixou com sequelas um grande número de crianças, a maioria delas de famílias pobres. Como havia feito especialização nessa área nos Estados Unidos, no Instituto de Reabilitação e Fisioterapia da New York University Bellebue Medical Center, Toledo, junto com outros profissionais, iniciou os trabalhos da ANPR e realizou mais de 300 cirurgias corretivas gratuitas, possibilitando que pelo menos 100 crianças pudessem andar.
O ortopedista também fez história no futebol maringaense. Ele foi o primeiro médico do Grêmio Esportivo Maringá, time de destaque no futebol paranaense na década de 1960. Ele atuou na equipe por 20 anos (de 1961 a 1981) e participou diretamente das três conquistas estaduais do clube – 1963, 1965 e 1977 –, além do Robertinho de 1968, equivalente à série B do Campeonato Brasileiro, que se chamava Taça Roberto Gomes Pedrosa. Atuou também no Maringá Esporte Clube e foi diretor do Departamento de Esportes do Clube Olímpico e da Liga Desportiva de Maringá.