Será lançado nesta terla-feira, 8, às 15 horas na Biblioteca Central (BCE), o Fundo Patrimonial da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que vai garantir a sustentabilidade financeira da instituição e ampliar seu impacto acadêmico e social. O fundo foi criado em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UEM (Fadec).
Inspirado em modelos internacionais de sucesso, como os das universidades de Harvard e Stanford, o Fundo Patrimonial da UEM tem como objetivo preservar o capital doado e utilizar os rendimentos gerados por investimentos para apoiar projetos estratégicos, como a oferta de bolsas de estudo, a modernização de laboratórios e o fomento à pesquisa científica e tecnológica.
Fundo Patrimonial é lei
O reitor Leandro Vanalli destaca a importância deste fundo para a UEM. “É um marco na história da universidade. Além de assegurar uma fonte contínua e estável de recursos, o fundo fortalece o sentimento de pertencimento entre nossa comunidade, especialmente os egressos. Eles se orgulham de fazer parte da UEM e reconhecem o impacto da universidade em suas vidas. Este vínculo é essencial para fortalecer a identidade institucional e garantir que nossa universidade continue crescendo com sustentabilidade e inovação.”
A criação do fundo segue as diretrizes da Lei Federal nº 13.800/2019 e da Lei Estadual nº 20.537/2021, que regulamentam a relação entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e as Fundações de Apoio no Paraná.
Veja também