Câmara de Maringá inaugura Galeria Lilás e reúne suas ex-vereadoras

Galeria Lilás

Ex e atuais vereadoras de Maringá na homenagem prestada pela Câmara Foto: Reprodução

Pela primeira vez na história, as ex e as atuais vereadoras de Maringá participaram de uma mesma sessão da Câmara, na manhã desta terça-feira, 29, quando inauguraram a Galeria Lilás, uma homenagem do Legislativo maringaense às vereadoras. Ao todo, contando eleitas e as que eram suplentes e assumiram, Maringá só teve 13 mulheres na Câmara em quase 70 anos, ao passo que 239 vezes foram eleitos homens. Isto significa que, embora as mulheres sejam maioria da população maringaense, elas correspondem a apenas 5% do Legislativo desde que existe câmara em Maringá.

A Galeria Lilás, um espaço no hall de entrada da Câmara, expõe as fotos de todas as mulheres que foram vereadoras em Maringá, todas em preto e branco porque as primeiras não tiveram fotos coloridas ou o colorido das fotos esmaeceu. Ela é resultado de um projeto apresentado pela vereadora Professora Ana Lúcia (PDT) idealizado no dia da morte da segunda vereadora de Maringá, Lizete Ferreira da Costa, no dia 7 de fevereiro. Imediatamente a ideia ganhou apoio de todos os demais vereadores.

Segundo Ana Lúcia, a Câmara de Maringá já tinha quase 20 anos quando foi eleita a primeira vereadora e em várias legislaturas não havia a presença feminina entre os vereadores. A primeira vereadora maringaense, Sebastiana da Costa Tobias, era a única mulher em uma Câmara de 25 membros, quando, em 1976 foi eleita a professora Lizete Ferreira, ela foi a única mulher em uma câmara com 21 membros e nem na legislatura anterior e nem na seguinte foi eleita mulher em Maringá.

Ana Lúcia citou que foi realizado um trabalho muito grande para que na atual legislatura a Câmara de Maringá tivesse duas mulheres, ela e Cris Lauer (PSC), “mas na legislatura anterior não tínhamos nenhuma mulher na Câmara. Isto nunca mais vai acontecer em Maringá”.

 

Mulheres que já assumiram cadeiras na Câmara de Maringá

  1. Sebastiana Costa Tobias         5 ª Legislatura.
  2. Lizete Ferreira da Costa         7 ª Legislatura.
  3. Edith Dias de Carvalho            9 ª, 10 ª, 11 ª e 12 ª Legislaturas.
  4. Jacira Martins  9º e 10º Legislaturas.
  5. Serafina Martins Carrilho        10 ª  e 11 ª Legislaturas.
  6. Fabiana Correa           11 ª Legislaturas.
  7. Maria Arlene de Lima  11 ª Legislatura.
  8. Marly Martin Silva        12 ª, 13 ª, 14 ª e 15ª Legislaturas.
  9. Márcia do Rocio Bitencourt Socreppa 12 ª, 13 ª, 14 ª e 15 ª Legislaturas.
  10. Silvana Maria Ribeiro Borges  12 ª Legislatura.
  11. Norma Deffune Leandro         13 ª Legislatura.
  12. Carmen Abilene Soriano Inocente      15 ª  Legislatura.
  13. Vilma Garcia da Silva   16 ª Legislatura.
  14. Ana Lúcia Rodrigues17ª Legislatura
  15. Cris Lauer       17ª Legislatura

 

Educação e Saúde, as áreas mais representadas

Das mulheres eleitas para a Câmara de Maringá desde 1968 até agora, mais as suplentes que assumiram, quase todas eram professoras, muitas delas atuando na Educação até hoje. São raros os casos como o de Marli Martin, que vem do setor imobiliário. Mas a primeira mulher eleita, Sebastiana da Costa Tobias, era (é até hoje, apesar da idade) fisioterapeuta e foi uma das responsáveis pela estruturação da Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR).

Muitas das ex-vereadoras presentes à inauguração da Galeria Lilás, algumas não se conheciam pessoalmente e a maioria não conhecia boa parte dos atuais vereadores.

Entre as homenageadas, Arlene Justo de Lima foi a única que era filha de um ex-vereador. Seu pai, o professor Ary de Lima, foi vereador na 2ª, 4ª e 5ª legislaturas. Ela foi vereadora na 11ª legislatura, de 1997 a 2000.

A vereadora Serafina Martins Carrilho, eleita duas vezes, foi a única que foi eleita deputada estadual.

A ex-vereadora Serafina Carrilho se emocionou ao usar a tribuna da Câmara depois de tantos anos Foto: Reprodução

Foi Serafina quem recebeu a incumbência de falar em nome das demais ex-vereadoras e se emocionou ao voltar à tribuna da casa depois de 20 anos. Ela ainda encontrou vereadores de sua época, como Belino Bravin e Doutor Manoel Sobrinho.

Para ela, a homenagem idealizada por Ana Lucia e apoiada por todos os vereadores é uma garantia de que mulheres que um dia representaram a comunidade no parlamento não serão esquecidas por sua cidade. Ela destacou a importância de a mulher participar da política por ter muito a oferecer à melhoria da comunidade em que vive.

 

Homenagem às mulheres

O presidente da Câmara de Maringá, Mario Hossokawa (PP), afastado para tratamento médico, em seus sete mandatos como vereador foi companheiro de trabalho da maioria das mulheres que os maringaenses elegeram e, embora não pudesse participar da inauguração da Galeria Lilás, trabalhou para que esta inauguração acontecesse ainda dentro do mês de março, considerado o Mês da Mulher.

 

Notícias de Maringá

Sair da versão mobile