Governador assina nomeação de 132 professores para a UEM, aprovados em concurso

132 professores para a UEM

Foto: UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), que comemora 55 anos de fundação em 2025, termina 2024 com a notícia de que o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) assinou os decretos que concedem a nomeação de 132 candidatos aprovados em concursos públicos para docentes na UEM. O processo de publicação do edital, aplicação das provas e nomeação dos aprovados só ocorreu em prazo recorde, devido a celeridade existente entre a SETI e a UEM.

A partir da assinatura do decreto, foi publicado no Diário Oficial e o processo seguirá para a posse dos novos servidores, que deve acontecer entre janeiro e o início de fevereiro de 2025. A partir do dia 9 de janeiro os nomeados serão notificados por e-mail para os procedimentos de efetivação da contratação. Os professores serão divididos entre os sete Centros de Ensino, sendo 9 para Centro de Ciências Agrárias, 8 para Centro de Ciências Biológicas,15 para o Centro de Ciências Exatas, 29 para o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 26 para o Centro de Ciências da Saúde, 9 para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas e 36 para o Centro de Tecnologia.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI, Professor Dr. Aldo Nelson Bona, foi o responsável pela notícia. “Isso demonstra o reconhecimento do governador Ratinho Júnior sobre a relevância das nossas universidades e a necessidade de que elas sejam dotadas da força de trabalho necessária para entregar à sociedade paranaense aquilo que o sistema de ensino superior é capaz de fazer e vem fazendo ano após ano”.  Ele concluiu dizendo que as nomeações e a agilidade no processo são resultados da adoção de parâmetros e indicadores técnicos para a definição do número de pessoal nas universidades, que é uma consequência da Lei Geral das Universidades.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá – UEM ressaltou: “Tivemos uma grande nomeação de docentes em nossa universidade, um marco histórico. Esse feito exigiu um grande esforço coletivo, que incluiu a abertura do concurso e o trabalho nos departamentos e centros, que agora são beneficiados pelas nomeações. Agradecemos também ao Conselho Universitário – COU, que regulamentou todo o processo, analisando também os recursos que surgiram e assegurando que tudo fosse conduzido de forma legal. Agradeço à SETI, na pessoa do nosso Secretário Aldo Bona e de toda a sua equipe e ao Governo do Estado pela rapidez histórica do processo.

Segundo o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários – PRH, José Maria de Oliveira Marques, as nomeações são cruciais para afirmar a excelência do ensino da UEM, que é uma das melhores universidades públicas do Brasil, além de proporcionar maior segurança aos recém-contratados.

 

Veja também

Sair da versão mobile