Com o tema “Guarda Civil ou Polícia Municipal: O que é melhor para Maringá?”, será realizada na Câmara Municipal de Maringá na próxima quarta-feira, 9, às 19 horas, reunião pública de iniciativa da vereadora Professora Ana Lúcia (PDT). O objetivo é reunir especialistas e a população para debater o impacto na segurança pública, em caso de eventual mudança na nomenclatura no município.
Segundo a Professora Ana Lúcia, a discussão nesse momento se faz necessária, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou em fevereiro deste ano que as cidades brasileiras podem aprovar leis concedendo poder de polícia à Guarda Civil Municipal. Em Maringá, esse tema está sendo avaliado e o evento visa oferecer subsídios a tal processo.
De acordo com a vereadores, essa mudança de nome, que parece ser algo simples na maneira de ver por algumas pessoas, suscita debates em todo o Brasil. Inclusive, em São Paulo a Justiça suspendeu a lei municipal que mudava o nome da corporação para Polícia Municipal. Segundo ela, as pessoas se dividem entre os que querem deixar como está e os que defendem a mudança, mas a maior parte das pessoas não sabe se uma mudança vai ou não ter reflexos no trabalho dos agentes da Guarda.
“É importante que as pessoas participem, saibam o que é uma, o que é outra, e assim estejam preparadas para opinarem sobre o assunto”, diz.
A reunião pública, no plenário da Câmara, é aberta ao público e também será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara no Facebook, Instagram e Youtube.
Veja também