A distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 começou a ser entregue desde o dia 3 de janeiro pela Prefeitura de Maringá. Os documentos podem ser emitidos nos totens de atendimento em vários pontos da cidade, Praça de Atendimento do Paço Municipal e pela internet. Os carnês serão entregues também pelos Correios.
Para o IPTU de 2022, foram produzidas 180 mil guias com um total lançado de R$ 290 milhões. A Prefeitura espera arrecadar cerca R$ 125 milhões com o pagamento do imposto à vista este ano.

As inserções para o pagamento precisam ser protocoladas até 31 de março. A primeira parcela à vista vence no dia 25 de janeiro com desconto de 10%, a segunda com 7% de desconto vencendo dia 10 de fevereiro.
Segundo o Secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto, aposentados, pensionistas, maiores de 65 anos de idade, portadores de necessidades especiais, estão entre os beneficiários. Entre os requisitos estão ser o proprietário do imóvel e ter uma única propriedade, residir no local e renda familiar mensal de até três salários mínimos.

PENDÊNCIAS 2021
A Secretaria da Fazenda informou que Maringá possui 20 % de inadimplentes referentes a 2021. A Diretora Tributária, Sônia Tozo, explica que as pendências do ano passado poderão ser parceladas em até 12 vezes. “Para fazer o novo parcelamento dos IPTUs atrasados de 2021, o cidadão precisa se inscrever em divida ativa no site da Prefeitura e realizar o parcelamento que entre no bolso, então esse relatório será gerado ao contribuinte”, afirma.
Para os contribuintes que não optarem pelo pagamento do IPTU 2022 à vista, será 12 parcelas, a primeira com o vencimento em 25 de janeiro e as 11 parcelas todo dia 20 do mês.
Confira a página para imprimir a guia do IPTU 2022 .