Hemocentro de Maringá solicita doação de sangue de todos os tipos

Hemocentro de Maringá solicita doação de sangue

A necessidade de mais sangue no estoque do Hemocentro deve-se ao fato de um banco de sangue da região ter deixado de atender pelo SUS Foto: Gilson Abreu / AEN

Em virtude do aumento da demanda de bolsas para transfusão, o Hemocentro Regional de Maringá está pedindo à população de Maringá e região para doar sangue de qualquer tipo. A unidade, que atende todas as cidades da área de abrangência da 15ª Regional de Saúde, teve neste ano uma alta de cerca de 30% na liberação de bolsas para atendimento de transfusão na comparação à média do mesmo período de 2023.

O crescimento da demanda foi ocasionado, principalmente, pela interrupção de atendimento de um banco de sangue privado para o Sistema Única de Saúde (SUS).

O Hemocentro do Hospital Universitário de Maringá, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) atua na transfusão sanguínea de 30 municípios da 15ª Regional de Saúde, e também atende a Macrorregião Noroeste como banco de sangue referência da Rede Hemepar na região, seja no treinamento, capacitação, realização de exames e processamento de bolsas.

Em nível estadual, o Hemocentro trabalha de maneira decisiva na manutenção do estoque, enviando bolsas a todas as unidades da Rede Hemepar que necessitem de transfusão. Por isso, a manutenção dos estoques do Hemocentro da UEM contribui significativamente para o bom funcionamento da rede pública de saúde do Estado.

A doação de sangue é um ato voluntário. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, alimentado e hidratado, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ter permissão dos pais ou responsável), pesar mais do que 50 kg, não estar em jejum, entre outros requisitos.

O endereço do Hemocentro Regional de Maringá é Rua Mandacaru, 1.600, ao lado do prédio do Hospital Universitário.

 

Veja também

 

 

Sair da versão mobile