Anunciando recursos na ordem de R$ 25 milhões para reforma do chamado Pavilhão Azul do Parque de Exposições de Maringá, o pecuarista e empresário Henrique Pinto foi empossado na presidência da Sociedade Rural de Maringá (SRM) em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 10, no auditório do Sicredi Dexis. Foram empossados a diretoria para o biênio 2027/2027, Rural Mulher, Rural Jovem e os conselhos.
A solenidade, prestigiada pela classe política e representantes do agronegócio e outros setores, mostrou que a Sociedade Rural de Maringá está dividida após as polêmicas registradas na disputa de duas chapas na eleição mais conturbada da história da entidade. Tanto que membros e apoiadores da chapa derrotada não estiveram presentes.
A vice-prefeita Sandra Jacovós (PL) representou o Executivo e a presidente da Câmara, Majô Capdebosq (PP), destacou o papel da entidade no desenvolvimento econômico da cidade. “A Sociedade Rural de Maringá é um pilar da nossa história e do nosso progresso. Ver essa união de gerações e a presença feminina e jovem em cargos de liderança nos enche de esperança e orgulho”.
O deputado federal Ricardo Barros (PP) também parabenizou a nova gestão. “A Sociedade Rural de Maringá é símbolo de força e união. Tenho certeza de que a nova diretoria continuará honrando essa história com responsabilidade e visão de futuro.”
Preservar a tradição e a história
“Hoje é uma cerimônia de posse, mas também um reencontro com as nossas raízes, com tudo aquilo que nos trouxe até aqui: o trabalho honesto, o amor pela terra, o compromisso com o agronegócio e, acima de tudo, a fé em um Brasil melhor”, disse o novo presidente.

Pinto expressou gratidão aos ex-presidentes e fundadores da entidade e ressaltou que a nova diretoria reflete o equilíbrio entre tradição e inovação. “Essa gestão nasce de um movimento legítimo que entendeu a importância de incluir os jovens nas decisões mais relevantes da nossa entidade. É essa união de gerações que torna este momento tão especial. A prova de que tradição e inovação podem caminhar lado a lado, com respeito, propósito e amor pelo que fazemos.”
Ele agradeceu também à ex-presidente Maria Iraclézia de Araújo, de quem foi vice-presidente em duas gestões. Ela esteve presente para fazer a transmissão simbólica do cargo.
Novo Pavilhão Azul
Com quase 35 anos, o chamado Pavilhão Azul, construído com recursos da prefeitura de Maringá, deverá passar por sua mais completa reforma, segundo disse o novo presidente da SRM em seu discurso de posse.Henrique Pinto disse que conversou com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e recebeu a garantia de liberação de R$ 25 milhões do Estado para a obra.
Em contrapartida, a SRM deverá se encarregar dos projetos essenciais, incluem o arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico. Mesmo antes da posse da nova diretoria, quase todos os projetos foram doados por profissionais da área das Engenharias, alguns que sequer têm ligações com a Sociedade Rural.
Associado Benemérito
Durante a solenidade, o novo presidente da Sociedade Rural prestou uma homenagem a Francisco Feio Ribeiro, que recebeu o título de Associado Benemérito da entidade. A honraria reconhece sua trajetória, contribuição e dedicação à entidade ao longo de décadas.

Chiquinho Ribeiro, como é conhecido, é filho do comerciante pioneiro Francisco Feio Ribeiro, que tem seu nome no Parque de Exposições de Maringá e foi um dos fundadores da Sociedade Rural.
Veja também








