Os conjuntos residenciais João de Barro I e Santa Felicidade, na zona sul de Maringá, recebem neste sábado, 11, às 16 horas, o Afrobeat Cultura, Música e Movimento, com o estilo musical nigeriano que está conquistando o mundo.
Como trata-se de projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura, da prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, a apresentação é gratuita para o público e de classificação livre.
A proposta do projeto é que a comunidade local possa vivenciar a musicalidade em seus elementos fundamentais por meio das sonoridades, experiências e ritmos no contato com instrumentos como surdo, caixa e repinique, oferecendo ao público uma aproximação inicial com o universo percussivo, incentivando as crianças, jovens e adultos, individual e coletivamente, a tocar um instrumento de percussão. O som dos tambores conecta com a a história, arte e cultura.
O Afrobeat é resultado da incorporação de vários ritmos tradicionais da África Ocidental, especialmente o iorubá. Ele também incorporou referências do highlife africano, do jazz e do funk americano.
Jongo e coco de roda
Antes do Afrobeat, acontece na Praça Zumbi dos Palmares uma roda de capoeira, com samba de roda, jongo e coco de roda.
A atividade cultural, aberta ao público, começa às 15 horas.