A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira, 30, e seque até o dia 3 de outubro, tempo em que a programação dos veículos terá horários reservados para que candidatos a prefeito e vereador nas eleições apresentem suas propostas de campanha.
O horário eleitoral vai veicular informações de postulantes aos cargos de prefeito e vereador no primeiro turno, que ocorrerá no dia 6 de outubro.
Nos municípios em que houver o segundo turno para as vagas de prefeito e vice-prefeito, a propaganda vai acontecer entre os dias 11 e 25 de outubro. Já a votação será no dia 27.
A propaganda ocorrerá em blocos de 10 minutos, de segunda-feira a sábado e vai tratar dos cargos de prefeito.
A publicidade dos vereadores será feita por meio de inserções, ou seja, aquele tempo no intervalo da programação dos veículos.
O tempo de 70 minutos diários de divulgação vai ser dividido entre os candidatos às Câmaras Municipais (terão direito a 40% do tempo) e os prefeitos (vão ficar com os outros 60%).
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná informou que as inserções ocorrerão no início da tarde, a partir das 13 horas, e no período da noite, a partir das 20h30, divididas em blocos de 10 minutos.
- O ex-prefeito Silvio Barros (PP) será o candidato com o maior tempo de inserção no rádio e TV, dentro do horário eleitoral gratuito. Ele ficou com 4min42s dos 10 minutos de cada bloco.
- Edson Scabora (PSD), atual vice-prefeito, ficou com 2min42s.
- Humberto Henrique (PT) terá 2min17s
- Evandro Oliveira (PSDB), com 47s
- Pastor José Santos (Mobiliza) fica fora da distribuição porque seu partido não atinge a cláusula de barreira, em 2022.