O projeto foi desenvolvido em 2017, mas as obras do Hospital da Criança (HC) iniciaram somente entre fevereiro e março de 2019 e estavam previstas para serem concluídas em outubro de 2020 por meio da Organização Mundial da Família (OMF), Prefeitura de Maringá, e parceria com os Governos Estadual e Federal, um investimento de aproximadamente R$ 150 milhões.
De acordo com o Governo do Paraná, por meio da Agência Estadual de Notícias, no mês de agosto de 2020 as obras alcançaram 80% de conclusão, no entanto a entidade que estava com previsão para ser entregue em 14 meses já completou 44 meses, ou seja, está com atraso de 30 meses.
Em 2019 a Câmara de Vereadores de Maringá chegou a criar uma Comissão Especial para investigar as obras do HC, pois houve reclamações de falta de recursos para conclusão do empreendimento hospitalar e atrasos de salários dos trabalhadores da construtora responsável pela obra, que era de Curitiba. Na época o presidente da comissão era o vereador Odair Fogueteiro e o relator foi o vereador Chico Caiana, mas segundo informações a comissão foi extinta.
Serviços
A instituição de saúde será referência no tratamento de crianças diagnosticadas com câncer infantil, doenças raras e outras enfermidades, e o local tem cerca de 40 leitos de terapia intensiva (UTI pediátrica e neonatal), 124 leitos de internação, centro de especialidades e cirúrgico, laboratório, centro de imagens, hospital-dia, duas recepções e departamento de ensino e pesquisa que estão distribuídos em 24,2 mil metros quadrados de área construída com 13 blocos, em um terreno de aproximadamente 88,6 mil metros quadrados.
O Hospital da Criança oferecerá serviços para 21 especialidades, dentre elas: cardiologia, endocrinologia, oncologia e pediatria, atendendo as demandas da população do Noroeste, Norte e Norte Pioneiro do Paraná.
Em reportagem anterior realizada em junho deste ano, nossa equipe entrevistou o secretário municipal de Gestão de Pessoas e gestor do contrato, Clovis Melo, que nos explicou sobre o atraso das obras que estava relacionado ao período de chuva, atraso no repasse dos recursos estaduais e período de “lockdown” devido à pandemia do coronavírus. Ela está disponível por meio do link https://omaringa.com.br/noticias/maringa/2021/06/07/hospital-da-crianca/ .
Entramos em contato com a presidente da Organização Mundial da Família, Deise Kusztra, para saber sobre a previsão de inauguração da instituição de saúde. Ela nos informou que as obras do Hospital da Criança foram concluídas em 2020 e o que está faltando agora são as obras no entorno da entidade, na área externa do HC, de responsabilidade da Prefeitura Municipal. Deise nos adiantou que virá para Maringá na próxima semana para tratar sobre o assunto.
De acordo com a Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom), a Prefeitura de Maringá está conversando com a empresa para receber as obras do Hospital da Criança com todos os equipamentos previstos em contrato. E explicou: “Em relação ao entorno do empreendimento, o município realizou a licitação e as obras começarão na primeira quinzena de dezembro de 2021”.