As equipes multiprofissionais do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) iniciaram um treinamento que integra a implantação do Serviço de Cuidados Paliativos no Hospital. As reuniões acontecem às quintas e sextas-feiras na sala de aula do Bloco 108 Leitos, e a meta é terminar o treinamento em até quatro meses.
De acordo com a enfermeira Caroline Monteschio, coordenadora da equipe multidisciplinar de Cuidados Paliativos, a ideia é atender a todas as equipes multi do Hospital, com encontros curtos, de até meia hora, sempre às quintas e sextas. Nos encontros, noções básicas de cuidados paliativos, assim como conversas sobre o significado dos cuidados paliativos, critérios e classificação de pacientes paliativos. “As turmas se dividem em grupos de 30 ou 40, com capacitações curtas”, explica Caroline.
Os treinamentos fazem parte de um processo que se iniciou em março deste ano, com a preparação para implantação do Serviço de Cuidados Paliativos no Hospital Universitário, que foi formalmente implantado em 1º de julho. Os cuidados paliativos são indicados para pacientes com doenças ameaçadoras de vida, como câncer avançado, doenças neurológicas degenerativas, insuficiências orgânicas crônicas e outras condições de alta complexidade. O serviço tem como objetivo aliviar sintomas, controlar a dor e oferecer suporte emocional, social e espiritual, com envolvimento ativo da família e da equipe de saúde.
O grupo responsável pela implantação no Hospital é composto, além de Caroline, por Sanderland Tavares Gugel, Bianca Silva Cardoso, Egle Pereira Leão, Erika Takakura, Luana Cristina Pinheiro da Silva, Aroldo Gavioli e Maria de Lourdes Leon.
Veja também