O Bar do Ponce, tradicional ponto de happy hour na Vila Morangueira, será visitado nesta quarta-feira, 5, por um grupo de jornalistas dos órgãos que apóiam e divulgam o concurso que vai eleger a melhor comida de buteco do Brasil. Outros estabelecimentos que participam da competição também serão visitados ainda antes do início do período do concurso.
O Bar do Ponce foi criado pelo comerciante Lourival Ponce, que faleceu dois anos atrás, mas o estabelecimento continuou sob comando dos familiares do fundador. Ponce será homenageado pela prefeitura de Maringá nesta quinta-feira, 6, com seu nome em um salão comunitário na Vila Morangueira.
O Comida di Buteco, que nasceu em Belo Horizonte (MG) há 23 anos, hoje tem 24 circuitos que abrangem 50 cidades brasileiras. Maringá, que tem fama de ter butecos bastante atraentes, participa do concurso pela primeira vez. O estabelecimento vencedor no âmbito local vai representar a cidade no âmbito nacional.
Cada um dos 19 bares maringaenses convidados criou uma receita para participar do concurso, que acontece oficialmente a partir da próxima sexta-feira, 7, até o dia 30, com público e jurados visitando os estabelecimentos para votar em quatro quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Historicamente, a cada edição, 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.
Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, no qual a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o Melhor Buteco do Brasil. Em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.
O diretor de Operações do Comida di Buteco, Filipe Pereira, esteve em Maringá algumas vezes. Ele visitou butecos e fez parcerias importantes para que a cidade fosse incluída no circuito. “Buteco, com ‘U’ mesmo, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa, acima de tudo, simplicidade e autenticidade, e sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração. Encontramos em Maringá bares que estão em sinergia com a alma do ‘Comida’, e estamos muito felizes por estarmos ampliando nossa atuação no Paraná, agora também em Maringá e Londrina”, diz Pereira. O concurso já acontece em Curitiba desde 2015.
O Comida di Buteco em números
Desenvolvendo um importante papel de fomento à cultura e à cozinha de raiz, o Comida di Buteco segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor, além de ajudar a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promover o desenvolvimento socioeconômico.
Em 2022 o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance. Mais de 9 milhões de pessoas foram impactadas diretamente nos butecos, gerando mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor e mais de 8 mil empregos diretos. Nas redes sociais do concurso, foram registradas 82 milhões de impressões e alcançou mais de 10 milhões de pessoas. Cerca de 100 mil turistas estiveram presentes nos circuitos.
Tema criativo
A cada dois anos, a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. Essa edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: Ervas e Especiarias.
O tema escolhido faz parte da história da humanidade e dos caminhos da culinária ao redor do mundo. As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o país, permitem apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os butecos possam explorar e abusar da criatividade. Os bares participantes e suas criações serão divulgados em breve.
Grandes marcas validam relevância do concurso
Para participar do Comida di Buteco, não é preciso pagar nenhum tipo de inscrição. Todos os bares são convidados, levando em conta sua história e importância na cidade. Quem “paga a conta” são grandes marcas que acreditam no projeto.
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco.