Já está aberta ao público desde a manhã de segunda-feira, 6, a unidade maringaense da VemKiTem Atacarejo, instalada na Avenida Colombo (BR-376), ao lado do chamado Trevo do Catuaí, no mesmo terreno do Assaí Atacadista. Esta é a primeira loja do Grupo Bartolomeu, de Minas Gerais, no Sul do País, resultado de um investimento de R$ 26 milhões.
A nova loja tem 5,4 mil m² de área construída e atua no ramo de materiais para construção, com tudo para manutenção e consumo, montagem de lojas, materiais elétricos, ferragens, ferramentas, materiais hidráulicos, ponta e acabamento.
Localização estratégica
Segundo o diretor de Operação da VemKiTem, Marcos Lira, houve o cuidade de se escolher uma localização estratégica para a instalação da loja, sendo escolhido um ponto de fácil acesso tanto para o consumidor maringaense quanto para os vindos de outras cidades, já que o estabelecimento está tanto na BR-376, quando na PR-317.
Outra estratégia usada pela empresa é instalar suas lojas junto a atacadistas que sejam referência. Assim, em outros Estados há VemKiTem junto com Havan, Atacadão, Assaí. Mix Atacarejo e outros. Em Maringá, a parceria é com o Assai Atacados. Os dois estão juntos, no mesmo terreno.
Empresa de sapateiro à beira da estrada
O empresário e engenheiro eletrônico Alberto Portugal Milward de Azevedo, da terceira geração da Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A. (Tambasa Atacadista), que dirige a atacadista com os primos Antônio Miguel Bartolomeu (Financeiro e Logística Externa), Gerson Bartolomeu (Compras e Logística Interna) e Ivan Trivellato (Compras), veio a Maringá para apresentar a VemKiTem às autoridades e público.
Segundo Albertinho, como é chamado, a VemKiTem é o mais novo ramo da Tambasa, o Grupo Bartolomeu. Ele diz que a empresa criada por seu avô Miguel Bartolomeu há 74 anos foi estabelecida e continua sobre o tripé Simplicidade – Trabalho – Verdade e assim continua na terceira geração e continuará nas próximas.
Ele contou que em 1915 Miguel Bartolomeu era um jovem sapateiro de 20 anos que saiu de casa, em Santana do Guaraciaba (MG), com um pé de ferro, um pedaço de couro e um sonho de vencer na vida. Montou sua pequena sapataria na beira estrada, em Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira, onde consertava botas, mas logo começou a vender botas novas, depois rapaduras, foices, facões. E assim nasceu a empresa.
Hoje, a Tambasa iniciada pelo sapateiro, é o maior distribuidor atacadista de material de construção do Brasil, segundo a revista Revenda. Também foi eleita como a melhor empresa do país no ramo de comércio atacadista pela revista Valor 1.000. A empresa faturou cerca de R$ 5,5 bilhões em 2022.
Nova geração
Na inauguração, segunda-feira, Albertinho Portugal e Marcos Lira receberam o superintendente da Secretaria de Trabalho e Renda, Fernando Camacho, que representou o prefeito Ulisses Maia (PSC), representantes da Associação Comercial, Sindicato do Comércio Varejista, Câmara da Mulher Empreendedora de Maringá e outras instituições.
Eles apresentaram o administrador Jolair de Souza, que assumiu a direção da loja de Maringá, e os 140 funcionários. Também foi apresentada Ana Luiza, filha de Alberto, e Bruno Trivelatto, da quarta geração da Tambasa.
Veja também