Instituto AOCP conclui 1ª edição do projeto “Aprender para Ensinar”

Capacitação beneficia mais de 840 menores atendidos pelos serviços assistenciais de Maringá (PR).

O Instituto AOCP acaba de concluir a primeira edição de seu novo projeto de capacitação para entidades que atuam no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) em Maringá (PR): o “Aprender para Ensinar”. Trata-se de um trabalho desenvolvido em instituições que atuam com crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social.

Esse projeto foi iniciado em setembro e desenvolvido ao longo de três meses, com seis encontros, no Lar Escola Bom Samaritano e no Lins de Vasconcellos, reunindo integrantes de nove instituições do Terceiro Setor do município.

O objetivo é capacitar a equipe técnica das organizações cadastradas no Comas (Conselho Municipal da Assistência Social), a qual por sua vez, aplicará todo o conhecimento com os atendidos, melhorando a dinâmica de atuação e os resultados com os menores. “Nosso foco é preparar os orientadores para atuarem em suas entidades e, com isso, eles beneficiarão 843 pessoas, entre crianças e adolescentes”, comenta Gabriela Melhado, assistente social do Instituto AOCP.

A área social do Instituto AOCP é composta por duas frentes de trabalho, como projetos socioeducacionais e o desenvolvimento institucional. A área social do Instituto propõe esse projeto para ser executado no desenvolvimento institucional, que agrega os serviços de defesa e garantia de direitos.

Vinicius Monteiro, diretor presidente do Instituto, reforça que a atividade fim da organização é justamente trabalhar em prol de iniciativas socioeducacionais. “Nesse primeiro momento, escolhemos as instituições das regiões centrais e dos bairros que apresentam o maior índice de vulnerabilidade social”, explica.

Depois de aproximados dois anos de serviços remotos, as atividades presenciais foram retomadas e “essa volta pede uma reciclagem”, comenta a capacitadora do “Apender para Ensinar”, Jane Eyre Colombo, pedagoga, especialista em gestão de pessoas e psicologia organizacional.

“As crianças também estão voltando diferentes deste contexto da pandemia. Então, o intuito é trazer os orientadores para discutirmos e prepará-los para a nova realidade”, acrescenta.

Entre as instituições beneficiadas, estão: Legião da Boa Vontade, Instituto Isis Bruder, Nossa Senhora de Sião, Serviços de Obras Sociais, Lar Escola Bom Samaritano, Lins de Vasconcellos, Recanto Espírita Somos Todos Irmãos, Lar Escola da Criança, Associação Cultural Menino Jesus.

“Mesmo durante a pandemia, nossos trabalhos sociais não ficaram parados, como os projetos que desenvolvemos junto à Apae e ao São Rafael, mas nossas capacitações não puderam ocorrer, em virtude do distanciamento. Agora, retomamos com essa novidade e já temos tudo planejado para a edição do próximo ano”, conclui Lilian Ravagnani, diretora de Projetos do Instituto AOCP.

// Com informações de Victor Rodrigues.

Sair da versão mobile