O Instituto AOCP conquista Selo Bronze ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), concedido pelo Summit Jornada de Impacto, um evento promovido pelo Instituto ACIM de Responsabilidade Social, nesta segunda-feira, 6, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
Com isso, o Instituto recebeu uma certificação por contemplar quatro dos 17 ODS que compõem uma agenda mundial para a implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. São eles: ODS 2, que trata a temática Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 7, Energia Limpa Acessível e Limpa, por utilizar sistema de energia solar com placas fotovoltaicas; ODS 10, Redução das Desigualdades e a ODS 17, Parcerias e Meios de Implementação.
O Selo e o certificado foram recebidos na cerimônia pela diretora-presidente do Instituto AOCP, Lilian Ravagnani, e a assistente social da instituição, Gabriela Melhado, que coordena as ações.
O Summit tem como objetivo discutir a pauta ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança), e o tema desta edição foram os desafios contemporâneos. Segundo Melhado, para concorrer à certificação, o Instituto submeteu quatro projetos, com os números de impactos de cada um deles nos últimos 12 meses. “Apresentamos um projeto para cada ODS. Na sequência, passamos por uma auditoria e no final, todos foram aprovados. Os nossos colaboradores devem se sentir representados nessa certificação, pois tudo é feito em conjunto.”, relata a assistente social.
A certificação reconhece empresas e organizações com os selos ODS Ouro, Prata e Bronze, de acordo com o número de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável alcançados. Outras instituições também foram contempladas em Maringá.
Para Lilian Ravagnani, o trabalho do Instituto AOCP impacta positivamente nos aspectos econômico, social e ambiental. “Este é um registro de reconhecimento das ações cotidianas da nossa instituição, que reforça ainda mais o nosso compromisso com o bem-estar geral do planeta. Prezamos por uma sociedade mais justa e um meio ambiente equilibrado. Não paramos por aqui. Vamos melhorar cada vez mais para alcançarmos todos os ODS”, destaca a diretora-presidente.
Os ODS fazem parte da chamada “Agenda 2030”, um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 por 193 países membros. A agenda é composta por 17 objetivos interconectados e 169 metas, com o propósito de erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.