Os contribuintes maringaenses receberão a partir do dia 3 de janeiro a guia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022, que será entregue via Correios. A Prefeitura de Maringá iniciou a produção recentemente para cumprir a demanda de 185 mil guias. A Secretaria de Fazenda lançará R$ 290 milhões e a previsão é arrecadar R$ 125 milhões com o pagamento à vista e a primeira parcela do parcelamento.
Vale lembrar que os contribuintes cadastrados no ′Acesso Cidadão′, portal de serviços da Prefeitura, não receberão a guia pelos Correios. Um comunicado será enviado no e-mail cadastrado e a guia deverá ser obtida por meio desse link. As guias também podem ser impressas na Praça de Atendimento no Paço Municipal ou nos 16 totens disponíveis pela cidade. Também é possível imprimir na praça de atendimento, no Paço Municipal e em outros 16 pontos com totens disponíveis pela cidade. Clique aqui e saiba qual deles está mais próximo da sua localidade.
Descontos
O pagamento à vista até o dia 25 de janeiro garante desconto de 10%. O recolhimento em parcela única até 10 de fevereiro assegura desconto de 7%. O IPTU poderá ser parcelado em até 12 vezes.
Pensionistas, aposentados, portadores de necessidades especiais e pessoas idosas podem solicitar isenções, obedecendo os critérios da lei. Quem teve a isenção cancelada, poderá solicitar novamente. O contribuinte que não pagou o imposto deste ano poderá pagá-lo em 2022, e realizar um parcelamento para que não seja cobrado judicialmente.
O IPTU de 2022 terá atualização de 9,30%, percentual relativo ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) acumulado entre setembro de 2020 e outubro de 2021. Portanto, não será aplicado reajuste no imposto, somente a correção pela inflação do período.
Entenda
O IPTU é calculado de acordo com o valor da área total do terreno, o valor total das construções e a taxa de coleta de lixo. No terreno vazio calcula-se o valor da área total mais a contribuição da Iluminação pública. Os recursos obtidos com o imposto são investidos em obras e serviços, além da parcela garantida para investimentos na saúde e educação. Esta é uma importante fonte de recurso para melhorar a vida do cidadão.