A partir da próxima segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, os proprietários de imóveis urbanos em Maringá poderão acessar pela internet os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), definir se vai pagar à vista ou parcelar e, se preferir, fazer o pagamento via Pix, meio de pagamento eletrônico instantâneo e sem taxação. Mas, pode-se pagar também pelas formas tradicionais, como os boletos bancários.
Os maringaenses que pagarem o IPTU à vista até o dia 25 de janeiro de 2023 terão desconto de 10%. Para pagamento à vista até o dia 10 de fevereiro, o desconto será de 7%. Para quem optar pelo parcelamento, o primeiro vencimento também será no dia 25 de janeiro de 2023.
Em 2022, cerca de 70% do valor arrecadado com IPTU em Maringá foi pago à vista. Em 2023, a estimativa de arrecadação da Secretaria de Fazenda (Sefaz) é de cerca de R$ 270 milhões, que serão investidos em toda a cidade, como obras e melhorias em geral.
Isenção do IPTU
Poderão solicitar a isenção do IPTU idosos acima dos 65 anos, aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência que cumpram os requisitos:
- Comprovar que são proprietários do imóvel, que residem no local e que não possuem outras propriedades no município;
- A renda familiar mensal de todos os moradores do imóvel não deve ultrapassar três salários mínimos;
- A área construída do imóvel não pode ultrapassar 150 m² se for de alvenaria, 200 m² se for de madeira e 200 m² se for de construção mista (com área construída de alvenaria não superior a 150 m²);
- A área útil do terreno não pode ser maior que 1 mil m².
O pedido de isenção do IPTU deverá ser protocolado a partir do recebimento da guia, até o dia 31 de março de 2023, na Praça de Atendimento do Paço Municipal.