O sobrenome Storalic parece até um grafismo na página, de tão sonoro e estilizado. Pudera, é sinônimo de arte, ilustração, em Maringá. Passou de geração em geração, até chegar aos irmãos Lucas e Nando. Aliás, gêmeos, como um traço em duas linhas simétricas, mas com personalidade própria.
Hoje os dois dividem o trabalho no Storalic Studio, desenvolvendo ilustrações e design para clientes nacionais e internacionais: Unimed, Sebrae, Itaipu Binacional, Editora Abril, Positivo, Laureate Universities, Editora Moderna, Localiza, Oi, XP Investimentos etc. Tudo sem sair da Cidade Canção.
“Nós crescemos com muita influência artística na nossa família, mas ninguém era estudado, ninguém tinha conhecimento sobre arte, eram todas pessoas simples”, explica Lucas, em entrevista a O Maringá. “Meu pai sempre falava do meu avô, nós mesmos presenciamos poucas vezes ele desenhando com uma caneta e um papel”.
O pai dos manos também tinha pendor artístico e incentivou os dois jovens, inculcando e impulsionando Lucas e Nando. Além disso, os irmãos cresceram lendo HQs de super-heróis (Marvel/DC Comics) e material do mito Will Eisner (criador do Spirit). “As histórias dele eram fascinantes e eram sobre vidas reais, ele passava muito sentimento e realmente sabia contar histórias e ilustrar, ele é chamado até hoje de o pai das novelas gráficas”.
No Colégio Estadual Rodrigues Alves, os irmãos Storalic fizeram um curso de ilustração. “Já sabíamos desenhar bem, mas este curso foi o pontapé inicial para olharmos para nossa arte de modo profissional, lá os professores tinham várias turmas de desenho e eles ganhavam dinheiro com ilustração, isso nos deixou mais motivados ainda”.
Com 13 anos, Lucas já sabia o que queria para o futuro: ter um estúdio de criação. Os gêmeos declararam isso em uma entrevista dado ao extinto jornal O Diário do Norte do Paraná. O recorte da matéria em papel é guardado até hoje pelos irmãos.
Studio
O sonho se tornou realidade, pois o studio atende agências e produtoras, com clientes de outros Estados e fora do país. Hoje, por exemplo, tem vários projetos em curso.
“No momento estamos trabalhando na criação de alguns elementos visuais para um novo restaurante de culinária árabe, e também estamos trabalhando para um Neobank no Reino Unido como diretores de arte, de forma B2B (contrato de empresa para empresa)”, explica Lucas, destacando que, em média, os irmãos trabalham em três a quatro projetos ao mesmo tempo, dependendo da demanda.
“Como eu e o Nando trabalhamos à frente do nosso estúdio, dividimos as nossas tarefas, por exemplo, nós temos um método de irmos atrás de possíveis clientes que poderiam se interessar pelo nosso trabalho. Então entramos em contato com eles e nos apresentamos. Especificamente, eu faço essa parte de prospecção e Nando fica na parte de executar os projetos, porém, depois que eu termino essa fase de prospecção e atendimento de clientes eu e ele trabalhamos juntos nos projetos até finalizarmos”, diz Lucas.
Mas o estúdio está atualmente em uma situação consolidada, já que os novos clientes vêm por conta própria. E o Storalic tem uma equipe para ajudar os gêmeos, com ilustradores, designer e motion designers.
Segundo Lucas, o maior desafio nesse tempo todo foi a Oi internet, porque era um projeto grande, sobre um produto/serviço que essa empresa lançava à época, e bem no começo do estúdio. “E o mais engraçado disso tudo, é que ainda éramos funcionários de outra empresa, como CLT, e tocávamos nosso estúdio devagarzinho, então fizemos esse ‘job’ da Oi de noite e nos fins de semana”, recorda Lucas.
No entanto, o trabalho dos irmãos vai além de ilustrações comerciais, pois eles ajudaram alguns ilustradores a conseguirem um emprego fixo. “E hoje também temos o IlustraPlus, que é uma extensão do studio Storalic”, explicando que se trata de programa de ensino para ilustradores e designers, com dicas pelo Instagram e canal do Youtube.
Estilo
Lucas explica que cada trabalho tem suas particularidades. Mas como os dois têm estilo mais versátil, é possível fazer projetos com uma linha diferente no que se refere ao conceito visual.
“No momento está bem em alta marcas e empresas usarem um estilo mais divertido e que transmita personalidade, como, por exemplo, os stickers (figurinhas). Stickers são pequenos desenhos engraçados que representam situações e particularidades de uma marca. Outro estilo bem em alta é o Flat colors, um estilo simples e limpo que usa os preenchimentos de cores como conceito principal. O estilo flat é o estilo que o Google lançou no mercado, usando poucas cores em uma ilustração ou peça de design, geralmente de 3 a 6 cores”, exemplifica Lucas.
Ele adianta que, no futuro, vão lançar um curso voltado somente para esse tipo de ilustração. É tudo feito digitalmente.
CONTATO
Para conhecer mais do trabalho do Storalic Studio, acesse seu site (https://storalic.com.br/) e o perfil no Instagram (https://www.instagram.com/ilustra.plus/).