A Prefeitura de Maringá abriu no dia 1º de setembro o edital do ISS Tecnológico 2021, um programa que institui benefícios fiscais para toda e qualquer empresa prestadoras de serviço que recolher ISS na cidade e que precisa de recursos para aquisição de equipamentos, tecnologias digitais (como softwares, APP e acessos a serviços web), investimentos para pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
O ISS tecnológico deste ano é particularmente importante, pois com a pandemia muitas empresas ampliaram atividades utilizando tecnologias digitais como vendas online e serviços de atendimento remoto. Outras empresas criaram produtos tecnológicos para atender novas necessidades da população. O ISS tecnológico é uma forma de fomento financeiro da Prefeitura para que estas empresas possam consolidar ou ampliar estas atividades digitais.
O programa também ajuda empresas que querem dar um salto com tecnologia. Por exemplo, consultórios odontológicos que desejam implantar sistemas de modelagem de restauro dentário digital ou escritórios de engenharia, arquitetura e decoração que desejam expandir serviços de projetos em 3D. Serviços médicos de atendimento remoto também podem ser financiados pelo ISS Tecnológico.
O ISS Tecnológico é regulamentado pela Lei Complementar nº 975/2013 e entre os critérios considerados para a seleção de projetos estão: ordem de protocolo dos projetos; preferência às micro e pequenas empresas; geração de emprego; aumento na arrecadação do ISS; gastos com máquinas, equipamentos e infraestrutura, segundo a Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom).
Poderão participar do ISS Tecnológico as empresas prestadoras de serviços que tenham recolhido regularmente o Imposto sobre Serviços (ISS), pelo período mínimo de 12 meses consecutivos, anteriores à data de apresentação do projeto.
A diretoria de Inovação da Siacom informa que no ano passado foram 36 projetos protocolados, com expectativa da geração de 105 novas vagas de trabalho e faturamento em 2021 de R$ 65 milhões das empresas contempladas. “Somente 16 projetos foram selecionados, pois seguiram todos os critérios para a participação no programa, que foram executados em 2020 gerando cerca de 103 empregos, ou seja, aproximadamente cinco novos empregos por projeto. As empresas renovaram ou compraram mais equipamentos, tiveram redução nos custos, produziram novos produtos ou ofereceram novos serviços com muito mais qualidade”, informou o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom), Marcos Cordiolli.
O projeto ‘Pesquisa e desenvolvimento de utilização de novas tecnologias em dispositivos móveis nos processos integrados com as soluções ERP Accion’, da Accion Sistemas, foi uma das propostas selecionadas na edição anterior do ISS Tecnológico. A empresa foi fundada no ano 2000 em Maringá, especializada em tecnologia para gestão da indústria; distribuidoras; importadoras; móveis; estofados; metais sanitários e metalmecânica. De acordo com o diretor Edney Marcos Mossambani, a Accion Sistemas já participou com três projetos nesses oito anos de lei. “Todos os nossos projetos contaram com investimentos da Accion e apoio da Prefeitura de Maringá. Nós acreditamos na inovação como mola propulsora do crescimento. Nossos projetos utilizam recursos da Lei do ISS Tecnológico, acreditando no sucesso e “apostando junto” com o Governo Municipal.
Em 2020 foram distribuídos aproximadamente R$ 630,4 mil em benefícios no programa ISS Tecnológico e para o ano de 2021 a estimativa é de bater este recorde, para que Maringá seja um polo tecnológico, contribuindo para que as empresas invistam em tecnologia, oferecendo novos serviços com muito mais qualidade e gere mais empregos.
O prazo para encerramento é 30 de setembro. Para maiores informações ligue para o telefone (44) 3221-1365, ou envie e-mail para siacom_inovacao@maringa.pr.gov.br. A Siacom fica no 3º andar do Paço Municipal, na avenida XV de Novembro, 701.