O JA é uma das mais bem-sucedidas experiências para ajudar pessoas que não conseguem controlar o impulso pelo jogo, especialmente após a popularização das bets e dos jogos impulsionados por influenciadores
Luiz de Carvalho
Como resposta à popularização das bets e dos jogos pela internet, além da grande divulgação feita pela televisão, rádio e internet, a primeira consequência é a disparada no número de jogadores compulsivos, pessoas que continuam jogando de maneira descontrolada e já não têm mais domínio sobre o hábito de apostar. Pessoas estão perdendo o que têm para apostar e são comuns os casos de jovens que se endividam ou roubam até familiares para apostar em jogos divulgados por influenciadores digitais.
Diante desta situação, que chega a ser desesperadora para algumas pessoas e famílias, a quantidade de grupos de Jogadores Anônimos (JA) está aumentando no Brasil. Desde 2023, foram criadas 23 novas unidades em diferentes Estados e agora aumentam também no Paraná.
No próximo dia 17 será criado um grupo de JA em Londrina e no dia 18 representantes da Junta Nacional de Jogadores Anônimos comandarão uma reunião pública em Maringá para mostrar como a irmandade composta por pessoas que compartilham suas experiências, forças e esperanças pode ajudar quem não está conseguindo controlar o impulso para jogar.
A reunião pública em Maringá ainda não tem local definido, mas novas informações serão divulgadas nos próximos dias.
Segundo um representante da Junta de JA que virá do Rio de Janeiro para as ações em Londrina e Maringá, os eventos deverão ter a participação também dos grupos de JA de São Paulo e de Curitiba. Embora tenham cargos elevados na estrutura da instituição, trata-se de pessoas que também sofreram ou sofrem por perder o domínio sobre a maneira de apostar, mas que hoje conseguem vencer a compulsão graças ao trabalho nos grupos de JA, onde contam suas experiências e ouvem as dos demais membros e assim conseguem mais 24 horas sem jogar.
O objetivo da reunião é mostrar como funciona um grupo de Jogadores Anônimos e as pessoas que considerarem que o jogo se tornou um problema em sua vida podem buscar apoio. Se houver interesse da comunidade, os próprios jogadores compulsivos podem formalizar um grupo e iniciar suas reuniões.

Um pouco da história de Jogadores Anônimos
A primeira reunião de Jogadores Anônimos aconteceu em setembro de 1957 em Los Angeles, California (EUA) por iniciativa de dois jogadores compulsivos fazia alguns meses que não apostavam mais desde que começaram a se encontrar para falar do problema e buscarem meios de mudar suas vidas. Desde então, abriu-se uma nova e brilhante página na luta contra essa doença insidiosa, que é a compulsão pelo jogo.
No Brasil, a primeira reunião de Jogadores Anônimos aconteceu em março de 1993. Hoje há grupos em todos os países.
Veja também