Maringá foi palco, em novembro, do JOIA 2024 – Jogos Interatléticas de Maringá, o principal evento esportivo universitário da cidade. Realizado pela Liga das Atléticas de Maringá (LDA) com apoio da Euphoria Eventos, o JOIA chegou à sua 15ª edição consolidado como uma das competições universitárias mais tradicionais do Paraná, promovendo integração, espírito de equipe e celebração da cultura acadêmica.
Com mais de 60 mil estudantes matriculados em instituições de ensino superior, Maringá é reconhecida como um dos principais polos universitários do Brasil. A cidade abriga cinco universidades e faculdades principais, incluindo a Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das mais bem avaliadas do país, e a UniCesumar, referência em ensino superior presencial e a distância. Essa forte cultura acadêmica torna Maringá o cenário ideal para eventos como o JOIA, que refletem a vitalidade e o dinamismo da vida universitária local.
Integração e espírito esportivo
Ao longo de nove dias de competições, entre 8 e 24 de novembro, o JOIA reuniu 2.500 atletas de 18 atléticas das universidades UEM e UniCesumar, competindo em 22 modalidades esportivas realizadas em 16 praças, incluindo estruturas municipais da Vila Olímpica. Além das disputas, o evento contou com desafios de baterias e apresentações de cheerleaders, que trouxeram ainda mais energia ao ambiente.
Apesar de ser uma competição amadora, o JOIA se destaca pelo alto nível técnico de muitas equipes e atletas. Entre os participantes, há treinadores experientes e atletas federados que já representaram Maringá e até o Brasil em competições nacionais e internacionais. Um exemplo é a Atlética Epidemia, campeã de 2024, conhecida por suas conquistas locais e estaduais, como nos Engenharíadas, outro grande evento universitário.