Recebemos em nossa redação o empresário sul mato grossense Jaime Vallér, proprietário do Jornal O Estado, na cidade de Campo Grande (MS).
Natural de Maringá, ele nos conta que a família sempre foi do ramo do agronegócio e possuía propriedades em Campo Grande, Pará e Paraná. “Chegou um certo ponto em que a irmandade se reuniu e fizemos a divisão das mesmas. Eu fiquei responsável pelas terras de Mato Grosso do Sul. E foi assim que no ano de 1989 saí de Maringá e fui morar com minha família em Campo Grande, na capital do Estado”, relembra.
Sempre visionário Jaime Vallér passou a observar as necessidades e também o desperdício de couro, osso, chifre e barrigada que havia em algumas propriedades da região, o que resultou na criação de sua empresa de curtume. Anos depois passou a oferecer serviços de coleta e reciclagem dos restos de animais gerados pelos frigoríficos, especialmente de animais como bois e aves (graxaria) e também fundou a indústria química central do Brasil (Quicebras).
Obs: com a parceria de empresários italianos futuramente a graxaria passará a aumentar a exportação de 250 toneladas para aproximadamente 900 toneladas ao ano.
Quando foi no ano de 2002 surgiu a oportunidade de lançar o jornal O Estado. “No início não foi fácil, mas aos poucos fomos nos consolidando, com imparcialidade e hoje somos um prestador de serviços para a população. Esse é o nosso compromisso”, afirma. Hoje a empresa de Vallér além do jornal impresso, implantou o site www.oestadoonline.com.br no ano de 2014 e em 2017 criou a TV Web O Estado Online, que está disponível no site da empresa como TV Play.
Durante os 19 anos de história da criação do Jornal O Estado, Jaime Vallér conquistou vários títulos como:
– Titulo de cidadão sul-mato-grossense, outorgado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
– Comenda e medalha de mérito legislativo, concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
– Medalha de honra ao mérito por serviços prestados a Campo Grande e Mato Grosso do Sul, concedida pela seguintes instituições:
1 – Santa Casa de Campo Grande
2 – Fundação Rotary Internacional
3 – Comando Militar Do Oeste
4 – CASSEMS
5 – Águas Guariroba
6 – Academia maçônica de letras de MS
7 – Câmara municipal de Campo Grande
8 – Policia militar de Mato Grosso do sul
Hoje em dia as empresas do grupo Vallér empregam 620 colaboradores, sendo que 100 deles são de um programa de empregos a presidiários da cidade, contribuindo com a empregabilidade em Campo Grande.